dezembro 25, 2008

Para Clelia, com açucar e com afeto

Clelia Bessa

Nota do blog: Como eu dizia, amanheci meio carioca, meio manaura, sem saber porquê. Eis que a ficha caiu. Esse charme todo estampado na fotografia acima recebeu na pia batismal o nome de Clelia Bessa. Nos gloriosos anos 1980, tive o prazer de conhecê-la. Convivemos muito pouco, logo ela foi para o Rio de Janeiro. Mas somos amigos do peito até hoje, e não nos falamos quase nunca.

Clelia Bessa é do signo de Câncer, empresária de audiovisual e mora no Rio de Janeiro, como disse acima. Tem mais de 40 e menos de 50 anos, solteira, mãe de uma menina, feliz com o trabalho, com os amigos e com a família, conforme o perfil por ela desenhado no seu blog.

E continua: "Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas estou com câncer. E daí?"

Sempre querida e corajosa Clelia. Na casa da minha infância, a palavra era proibida. Mamãe batia na boca, mencionava Ave Maria, e só depois a pronunciava. Tempos em que o tratamento disponível no serviço público não era exatamente precário; sequer existia. Nada a ver com os tempos modernos.

Em negrito está parte da cadeia associativa que me levou até Clélia. Ela, por sua vez, veio até mim por causa do movimento SOS - Encontro das Águas, mas essa é outra história. Só faltava um elo nessa cadeia. Minha irmã Lilian, que mora em Salvador, doutora em enfermagem pela UFBA, feminista militante. Às vésperas do Natal comentei, por telefone, da coragem de Clelia navegar num blog escrevendo sobre o que para muitos é algo muito pessoal. Não é! A corrente que advém daí é notável, pela franqueza, pela solidariedade e pelo compartilhar das dores da existência, com a alegria possível que a vida nos oferece. Grande e inesquecível Clelia.

Por tudo isso, e em especial pelo pedido de minha irmã, ofereço aos(às) amigos(as) e leitores(as) o link para o blog da Clelia:


Estou com câncer, e daí?

Adianto a resposta de Clelia à pergunta: O que fazer quando descobre que tem câncer? "Continue a viver e rir mesmo tendo câncer, faz bem e aumenta os leucócitos".

Besitos para usted, amada Clelia!

Posted by Picasa

Nenhum comentário: