setembro 19, 2009

Seminário trabalhará a construção de Indicadores da Comunicação no Brasil

Seminário trabalhará a construção de Indicadores da Comunicação no Brasil

Parceria UNESCO, NETCCON.UFRJ, INTERVOZES e LaPCom.UnB convida grupos estratégicos e interessados em geral para o próximo dia 28, 2a.f., às 9h, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Praia Vermelha

No próximo dia 28, 2af., das 9h às 14h, acontece no Salão Moniz de Aragão, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus Praia Vermelha, Rio de Janeiro, o primeiro de uma série de quatro seminários sobre a Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil, organizado pelo NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.ECO.UFRJ, através de seu Curso JPPS-Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, em parceria com a UNESCO, com o INTERVOZES-Coletivo Brasil de Comunicação Social e o LaPCom-Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília, e com o apoio da ANDI.

Este iniciativa é parte da parceria firmada este ano entre as quatro organizações para a disseminação do debate no Brasil sobre a questão e a criação de um cenário propício à elaboração de uma proposta concreta de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil.

As inscrições podem ser feitas em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/ciclo-de-seminarios-inscricao-para-o-do-rio-de-janeiro-1 e maiores esclarecimentos podem ser obtidos em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores e através do e-mail indicadorescomunicacao@gmail.com

O seminário terá dois momentos: o primeiro apresentará este tema decisivo através de mesa-redonda com Guilherme Canela, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Bia Barbosa, do Conselho Diretor do INTERVOZES, João Brant, da Coordenação Executiva do INTERVOZES, Prof. Fernando O. Paulino, representante do LaPCom/UnB, e Prof. Evandro Vieira Ouriques, coordenador do NETCCON e do JPPS; e o segundo momento será o trabalho coletivo e colaborativo com os grupos estratégicos e o público em geral presentes para a avaliação do andamento das propostas e o recolhimento de sugestões concretas de Indicadores para o Brasil.

Esta iniciativa pioneira no Brasil, fundamental diante da ausência de referências objetivas para mensurar o grau de desenvolvimento da mídia e de efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, tem como base o documento do IPDC-Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação.

UNESCO ( http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/a-proposta-da-unesco ) que trata de Indicadores de Desenvolvimento da Mídia (publicado em março de 2008), e uma pesquisa sobre Indicadores do Direito à Comunicação desenvolvida nos últimos anos pelo Intervozes, com o apoio da Fundação Ford.

O Programa IPDC da UNESCO ( http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=13270&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html <http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=13270&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html> ) busca promover, em âmbito mundial, o desenvolvimento e aplicações-piloto de indicadores. O objetivo das quatro instituições parceiras é viabilizar, no futuro, a aplicação destes indicadores no Brasil.

Com e a partir dos seminários, a idéia é mapear possíveis outras instituições parceiras e avançar na construção de uma proposta de um conjunto de indicadores, elaborada em diálogo com as diversas organizações e instituições ligadas à comunicação, incluindo o Poder Público, empresas e a sociedade civil organizada.

Além do Rio de Janeiro, outras duas capitais realizarão seminários semelhantes ainda neste semestre: São Paulo, na USP, e Brasília, na UnB. Também está prevista a realização de um seminário de caráter nacional, com o objetivo de validar uma proposta de indicadores em questão.

Serviço:

Seminário "A Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil-Seminário de Trabalho"

Dia 28 de setembro, das 9h às 14h

Local: Salão Moniz de Aragão, do FCC-Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus Praia Vermelha, Rio de Janeiro

O evento é gratuito.

Inscrições em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/ciclo-de-seminarios-inscricao-para-o-do-rio-de-janeiro-1

Mais informações em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores
ou através do e-mail indicadorescomunicacao@gmail.com e do cel 21.9205.1696

Fonte: www.consciencia.net

*************

O que é
(Indicadores do Direito à Comunicação)

Dentro da ampla discussão mundial a respeito dos indicadores, para que eles reflitam de fato a situação em que vivemos e assim permitam aprofundar a superação das graves limitações existentes e o investimento nos processos que fortalecem oportunidades de transformação, surge com importância absolutamente decisiva a criação de Indicadores do Direito à Comunicação.

A UNESCO, o INTERVOZES, o LaPCom-Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília e o NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.ECO.Universidade Federal do Rio de Janeiro firmaram parceria em 2009 para disseminar e aprofundar no Brasil o debate sobre Indicadores do Direito à Comunicação bem como a criação de um cenário propício o aprofundamento da elaboração de uma proposta.

A UNESCO divulgou uma proposta neste sentido em março de 2008. O Intervozes vem desde 2006 desenvolvendo pesquisa e proposta neste sentido.Novos indicadores como o IDH-Índice de Desenvolvimento Humano, o Felicidade Interna Bruta-FIB, criado pelo Butão, o Calvert-Henderson, o Pegadas Ecológicas e a conferência da Bélgica Beyond GDP são alguns dos muitos sinais do processo de profundo questionamento do PIB, que durante décadas manteve-se como absoluto.

É neste quadro que emerge a urgência da construção de Indicadores do Direito à Comunicação, decisivo para as políticas públicas sociais.
Desta forma, temos como objetivo contribuir para o desenvolvimento da mídia no Brasil a partir da qualificação de dados e informações e da construção de referências qualitativas e quantitativas de mensuração do direito à comunicação no Brasil.

Os Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil servirão como elemento central para acompanhar o grau de desenvolvimento da democracia do país, garantindo um diagnóstico, monitoramento e avaliação do funcionamento do setor e das políticas públicas e assim podendo servir de referência segura para ações da Sociedade Civil e do Estado.

Essa questão é de extrema relevância quando se entende a comunicação como elemento-chave para a democracia. Como se sabe, o grau de democracia depende diretamente da pluralidade e diversidade de idéias e valores que circulam pelo espaço público, do desenvolvimento da mídia e dos recursos humanos, tanto dos profissionais da mídia quanto da capacitação institucional.

Este site é, portanto, referência do andamento do processo de Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil, sob a perspectiva desta parceria.

Fonte: Indicadores do Direito à Comunicação
Posted by Picasa

Nenhum comentário: