setembro 16, 2009

Ministério da Saúde se dá mal ao tentar cooptar militante antimanicomial

Reunião da RENILA em Recife
Recife - Pernambuco - Brasil
2008


Paulo Michelon, Nivaldo de Lima e Paulinho José

Nota do blog:
Paulo Michelon participa do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, que compõe um dos núcleos da Rede Nacional Intenúcleos da Luta Antimanicomial - RENILA. Esta é proponente da Marcha dos Usuários por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Leia a mensagem que ele enviou ao Ministério da Saúde, após uma tentativa de cooptação de um militante esclarecido, como é o Paulo, que não se move por vaidades, tem profundo respeito pelo coletivo, e enche de orgulho seus companheir@s .

Prezado PEDRO GABRIEL E SAMARA CASTRO

Estou desistindo oficialmente da minha presença na reunião dia 17 de setembro no ministerio da saúde da 2 reunião do o gt de trabalho das demandas dos usuarios de forma definitiva e irrevogavel.

Minha decisão é tomada em virtude de:

1 No momento me encontro envolvido com a organização da marcha dos usuarios e não entendo ser este o melhor momento para estar participando de uma reunião no ministério da saúde

2 Avalio tambem que minha presença neste gt não possibilita o real protagonismo do usuario uma vez que não tem raiz em si mesmo mais é fruto da organização de governo e gestão a serviço da promoção das politicas de saúde mental que agora e tão somente agora se preucupa com o protagonismo dos usuarios.

3 Entendo que posso e deva dar minha contribuição para a saúde mental do meu pais ao lado do movimento social antimanicomial a que faço parte movimento idependente e que visa exclusivamente o bem estar do usuarios e suas politicas antimanicomiais e este tem sido e continuara sendo o meu lugar e espaço.

4 Não vejo outro espaço onde as demandas do usuarios possam ser articuladas e discutidas que não seja nos movimentos sociais antimanicomiais do BRASIL cabendo apenas o envio ao gestor para ser aplicado ou não.

Peço desculpas pelo cancelamento em cima da hora e o transtorno que possa ter gerado agradecendo o convite .

PAULO MICHELON
PORTO ALEGRE RS

* * *

Leia agora a mensagem do intrépido Marcus Vinicius de Oliveira, ex-vice presidente do Conselho Federal de Psicologia, militante histórico da luta antimanicomial brasileira:

Grande Paulo! A clareza da tua decisão nos enche de orgulho a todos os seus companheiros da luta antimanicomial! Este tal Grupo de Trabalho" para atender as reivindicações dos usuários apresentadas no Congresso da Abrasme" é uma farsa ultrajante da Coordenação Nacional de Saúde Mental contra o histórico esforço político da organização livre e autônoma dos usuários e tem uma dimensão fascista de um Estado que tudo pretende controlar e manipular... E cruel por que pretende se utilizar de militantes históricos como vc e o Milton, pinçados como "personalidades representativas", exatamente contra o movimento social que os tornou possível bem como as suas importante presença nessa cena. È manipulatorio quando tenta, na véspera da ja histórica "Marcha dos Usuários Por uma Reforma Psiquiatrica Antimanicomial" criar um factoide contra a Marcha, para vender a imagem de uma gestão que escuta e dialoga com o Movimento Social... mas nós sabemos e vc bem sabe Paulo, que nos últimos sete anos as nossas entidades do Movimento Antimanicomial, foram discriminadas, boicotadas e desprezadas pela atual Coordenação Nacional... Mas vc bem sabe como afirmava o poeta seu conterrâneo no seu POEMINHA DO CONTRA no coletivo:

Todos estes que aí estão
Atravancando o "nosso" caminho,
Eles passarão.
"Nós" passarinho!


Marcus Vinicius
Posted by Picasa

Nenhum comentário: