setembro 21, 2009

Glória Peres recebe convite para participar da Marcha dos Usuários

Gloria Peres, novelista
Foto postada em natelinha.uol.com.br
CONVITE Glória Peres,

A MARCHA DOS USUÁRIOS À BRASÍLIA – POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL

No momento em que o movimento antimanicomial completa 22 anos de luta no Brasil, a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA, com apoio de várias entidades de usuários e familiares, organiza a MARCHA DOS USUÁRIOS PELA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL, que chegará em Brasília no dia 30 de setembro, para manifestar apoio à Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil e trazer ao debate público a necessidade do aprofundamento da Reforma.

É nosso objetivo reforçar o investimento desses anos de luta em prol da implantação da Reforma, unindo-nos às forças pró-reforma psiquiátrica no âmbito do SUS, que se mobilizam na defesa das conquistas e dos avanços da Reforma Psiquiátrica e na necessidade de seu aprofundamento, orientados pelas diretrizes de uma política de saúde mental definidas coletivamente nos processos das Conferências de Saúde Mental.

A MARCHA conta com uma especificidade importante: enquanto outros grupos sociais marginalizados conquistaram voz e plena cidadania no processo de redemocratização do Brasil, os usuários dos serviços de Saúde Mental não chegaram a ser reconhecidos como atores no processo político. Esta MARCHA certamente será um momento histórico na conquista de voz autônoma e de cidadania plena deste segmento da sociedade.

Com essa mobilização, que tem participação confirmada de mais de 3000 militantes da Luta Antimanicomial, provenientes de todo o Brasil, os usuários oferecem seu testemunho vivo sobre benefícios de uma política de saúde mental baseada no tratamento em liberdade e na perspectiva da reinserção social, que defendem.

Desta forma, queremos convidar você para apoiar a Marcha integrando nosso palco e fazendo uso da palavra no dia 30 de setembro, em Brasília.

Confiantes de contarmos com o apoio e sua presença, deixamos os contatos da RENILA para maiores esclarecimentos:

marchadosusuarios@gmail.com

http://marchadosusuarios.blogspot.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: