1ª Mostra Luso-Amazônica de Cinema é “histórica”
Evento celebra o cinema luso, com filmes portugueses contemporâneos e obras amazonenses históricas.
Da Redação
Mundo Lusíada
Uma Mostra Luso-Amazônica de Cinema acontece em Manaus, capital do Amazonas, região norte do Brasil, entre 14 e 17 de setembro, segundo os organizadores, como um evento histórico para a região.
A mostra de cinema, que pretende principalmente valorizar a língua portuguesa e o Estado do Amazonas, traz obras contemporâneas portuguesas e obras histórias amazonenses, numa mistura de culturas.
Debates, documentários, exposição e filmes. Tudo isso terá forma no evento organizado pela produtora Amazon Film. Para o realizador Chicão Fill, a 1ª Mostra Luso-Amazônica é um fato histórico. “É um fato que houve uma grande contribuição portuguesa ao cinema amazonense. Esse evento vai aproximar Brasil e Portugal por meio do forte elo audiovisual. Isso se refletirá não somente na cultura, mas também no turismo, e valorizará ainda o idioma português, que é a terceira língua mais falada do mundo”, afirma.
Entre os eixos principais do evento, estão a valorização da língua portuguesa e sua contribuição para a Amazônia; a difusão internacional da marca “Amazonas”, associada ao incremento da produção cinematográfica local; o reconhecimento do Amazonas como Estado ecoturístico e culturalmente plural, aberto ao diálogo com outras culturas e países.
A iniciativa da Amazon Film de aproximar os mundos luso e amazônico gerou a parceria com João Paulo Macedo, diretor artístico em Portugal. Entre os convidados, também deverão estar presentes o Diretor do Instituto de Cinema e Audiovisual de Portugal, José Pedro Ribeiro, e o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil Silvio Da-Rin.
A Mostra Luso-Amazônica tem o apoio do Centro Universitário Uninorte, Prefeitura de Manaus, Amazonastur, Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas, Consulado Português de Manaus, MINC/SAV, Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas, Espaço Cultural Reunidos e ABD/Amazonas.
Mostra, debate, exposiçãoNa programação, estão obras contemporâneas da filmografia portuguesa, filmes amazonenses que fazem referencia ao pioneiro Silvino Santos e ao movimento cinematográfico amazonense, que marcou as décadas de 60 e 70.
Na seleção de filmes portugueses, terá documentário, ficção e animação em curta, média e longa metragem, dando um panorama do cinema contemporâneo de Portugal. Obras como os curtas “Arena” de João Salaviza (Palma de Ouro em Cannes 2009), “Corrente” de Rodrigo Areias e a estreia de “Passeio de Domingo” de José Miguel Ribeiro. Documentários de Edgar Pêra, Pedro Sena Nunes, Diana Gonçalves (Premiada no Festival Cinesud do RJ) e Manuel Mozos. E longas metragens com o "Second Life" e o premiado "Aquele Querido Mês de Agosto".
Mas além das mostras, o crítico José Gaspar também participa deste evento, conversando com o público sobre o cinema português em Manaus, dia 15 no Luso/Centro Cultural Uninorte. A mesa terá como convidados Joaquim Marinho, Márcio Souza e Roberto Kahane.
Terá lugar ainda durante a semana Luso-Amazônica a abertura da exposição permanente “Memória luso-amazônica”, no dia 14, e a inauguração do Cineclube Baré, dia 15 na Prefeitura de Manaus. A mostra também contará com a exibição de curtas metragens em um parque aberto ao público.
O evento se encerra com a exibição do documentário “Língua: Vidas em Português” de Victor Lopes, que acontece dia 17 às 18h, e na sequência, uma mesa de debate sobre o tema “Cinema e Língua Portuguesa”, no Teatro Uninorte.
1ª Mostra Luso-Amazônica de Cinema em Manaus
De 14 a 17 de setembro
Luso Sporting Club - Centro Cultural Uninorte, Ferreira Pena 37, Centro, Manaus, Amazonas, Brasil
Fonte: Jornal Mundo Lusíada on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário