Populações tradicionais e Estado na Amazônia
Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari. Criação da reserva foi analisada pela antropóloga e socióloga Kátia Schweickardt. Foto: www.ceuc.sds.am.gov.br
A região do Médio Rio Juruá, referência para estudos sobre as relações socioeconômicas entre seringueiros e seringais, é também reveladora das novas relações que têm impulsionado a produção de territórios na Amazônia. A afirmação é da socióloga e antropóloga Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, que profere palestra no Musa na próxima quinta-feira, 9 de setembro.
A apresentação tem como pano de fundo a tese de doutorado da pesquisadora, defendida em 2010 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No trabalho, Schweickardt discute a relação entre populações tradicionais e o Estado na Amazônia analisando os processos de criação da Reserva Extrativista do Médio Juruá e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari.
“Tento demonstrar como as mudanças de conjuntura dos últimos anos alteraram os termos da relação das agências governamentais de reforma agrária e meio ambiente com os pequenos produtores locais”, diz a pesquisadora.
Segundo ela, nos anos de 1970 e 1980 as intervenções do Estado negavam as formas de apropriação do espaço adotadas por grupos locais e tratavam de tirá-los das áreas ocupadas em benefício das grandes empresas.
“A partir dos anos de 1990, as preocupações ecológicas se difundiram na sociedade e passaram a fazer parte da pauta das agências governamentais, os novos movimentos sociais se aliaram aos ambientalistas e se fortaleceram politicamente e os projetos de desenvolvimento sustentável passaram a disputar espaço com os projetos desenvolvimentistas e a ‘ressignificar’ o papel do Estado na região”, afirma.
Schweickardt é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem experiência na elaboração e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável ligados à reforma agrária e em pesquisas nas áreas agrária e ambiental na Amazônia, tendo atuado no Incra do Amazonas até 2010.
Palestra: As diferentes faces do Estado na Amazônia: etnografia dos processos de criação e implantação da RESEX Médio Juruá e da RDS Uacari, no médio Rio Juruá
Palestrante: Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt / UFAM
Data: 9 de setembro
Horário: 17h
Local: Avenida Constelação 16, Conjunto Morada do Sol, Aleixo
Fonte: MUSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário