dezembro 12, 2010

É grave o estado de saúde de Manoel Dias Galvão, uma espécie de patrono da luta antimanicomial do Amazonas

PICICA: É grave o estado de saúde do médico psiquiatra Manoel Dias Galvão, professor da Universidade do Estado do Amazonas. Baleado na cabeça, ao resistir a um assalto no final da tarde de ontem, sábado, Manoel Galvão deu entrada no Pronto Socorro 28 de Agosto, sendo removido pelo SAMU para o Hospital João Lúcio, na zona leste de Manaus, onde se concentra o atendimento dos casos neurológicos. Sua filha Maria de Lourdes, neurologista, foi comunicada imediatamente, e encontra-se ao lado do pai. Os amigos estão consternados com a notícia. Manoel Galvão foi o primeiro psiquiatra amazonense a defender o fim dos manicômios. Sua luta chegou a gerar um processo no Conselho Regional de Medicina, no final dos anos 1970. No Amazonas, ele é responsável pela leitura pública das obras do psicanalista francês Jacques Lacan. Através do seu "Psicanálise na Cultura", vários psicanalistas de renome nacional ministraram pequenos cursos em Manaus, durante os anos 1990/2000. Entre os anos 1972-1974 parte da formação em psiquiatria deste blogueiro foi dada por ele. Nos anos 1980, tive a honra de participar com ele de uma tentativa frustrada de aceleração do processo de desconstrução do manicômio local. As forças conservadores de sempre venceram. Não queremos estar na pele dos vencedores. Envio daqui meus votos de solidariedade neste momento doloroso da família de Vera e Manoel Dias Galvão.

Médico é baleado no bairro São Jorge

Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro 28 de Agosto em estado grave

Manaus, 11 de Dezembro de 2010

Caroline Pinagé e Mônica Prestes

Manoel Dias Galvão, professor e psiquiatra, sendo levado para o Pronto Socorro 29 de Agosto pela Samu
Manoel Dias Galvão, professor e psiquiatra, sendo levado para o Pronto Socorro 29 de Agosto pela Samu (Foto: Euzivaldo Queiroz)
 
O médico-psiquiatra e professor Manoel Dias Galvão, 64, foi atingido com um tiro na cabeça por volta das 17h20 deste sábado (11), na rua 18 de setembro, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus. A informação é da Polícia Militar.

Segundo moradores que estavam próximos ao lugar do crime, foram ouvidos tiros e três adolescentes correram do local - dois garotos e uma adolescente.

A vítima foi encontrada com as mãos e cabeça para fora do carro - um KIA Cerato, cor prata e placas NOY 8508. Um revólver calibre 22 estava debaixo do veículo e uma algema estava no banco de trás.

O médico foi levado ao Pronto Socorro 28 de Agosto em estado grave. O caso foi encaminhado ao 5º Distrito Integrado e Polícia (5º DIP).


Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: