outubro 03, 2014

“Votar é abdicar”, by Rafael Trindade

PICICA: "Falam muito da inutilidade do voto nulo, mas começo a achar o contrário: votar é abdicar! Seguimos como ovelhas nosso dia a dia sem perceber que somos guiados para o matadouro. Elegemos presidentes como nos ajoelhamos aos pés de profetas: pedindo salvação. Falta muito para perceber que política não é votar. Votar é o que eles querem para que a política não mude e você não assuma sua responsabilidade diária."

“Votar é abdicar”

 
"Votar é abdicar"
“Votar é abdicar”

De 1968 até 2014 são 46 anos de pessoas votando: prefeitos, deputados, senadores e presidentes se elegendo. A vida melhorou? Reis e ditadores subiram e caíram, presidentes também; a vida está melhor ou apenas nos afundamos mais no lodaçal que nos acostumamos a chamar de democracia?

Falam muito da inutilidade do voto nulo, mas começo a achar o contrário: votar é abdicar! Seguimos como ovelhas nosso dia a dia sem perceber que somos guiados para o matadouro. Elegemos presidentes como nos ajoelhamos aos pés de profetas: pedindo salvação. Falta muito para perceber que política não é votar. Votar é o que eles querem para que a política não mude e você não assuma sua responsabilidade diária.

018
“Não sejam ovelhas”

Não siga aos outros, siga a si mesmo! Não vote, eleja-se! Não seja uma ovelha, encontre seu caminho. Cada vez mais eu quero abster-me da política que nos engana para fazer a micro-política. Fazer aliados, encontrar caminhos que passam pela tangente, improvisar, desviar, enganar (por que não?). A ocupação é mais política que seu voto, o camelô é mais político que seu voto, o manifestante é mais político que seu voto, o pequeno produtor que vende comida, o operário da cooperativa, todos que agem, fazem acontecer, são mais políticos que seu voto de quatro em quatro anos e suas noites reclamando vendo Jornal Nacional.

Expressão praticamente intraduzível: "Eleição: armadilha de rato", "Eleição, um tiro no pé"
“Eleições: Armadilha para idiotas”

Se você quer votar, vote, mas saiba que o principal beneficiário desta atitude não é você. Quem mais vai se beneficiar são os financiadores de campanha e os aliados da máquina governamental os que já estão lá em cima e de tão alto pouco podem fazer por você, eles nem te enxergam. Mas e se invertêssemos? Quem mais se beneficiaria de sua inversão de valores? Voto nulo, desconfiança de qualquer hierarquia, agir antes de votar; a política se faz nas ruas, aquela que você passa diariamente, não na poltrona presidencial.

Eu voto/ Tu votas/ Ele vota/ Nós votamos/ Vós votais/ Eles lucram/ GREVE de VOTO

Eu voto/ Tu votas/ Ele vota/ Nós votamos/ Vós votais/ Eles lucram/ GREVE de VOTO

Nenhum comentário: