outubro 14, 2014

DDD (Dica Do DAR) – Críticas e repercussões do documentário ILEGAL, sobre maconha medicina (COLETIVO DAR)

PICICA: "Se internacionalmente vemos cada vez mais passos concretos sendo dados rumo ao fim da guerra às drogas, como os casos mais famosos do Uruguai e de alguns locais dos Estados Unidos têm levantado a bola, no Brasil, ainda que de forma muito mais tímida, também começam a pintar cada vez mais fissuras consideráveis no proibicionismo cordial e militarizado do “país de todos”. A cada vez mais próxima possibilidade de permissão legal do uso medicinal de maconha é um desses exemplos de avanços, e um dos elementos importantes para a conscientização da sociedade e da mídia para a importância do tema é o trabalho do jornalista Tarso Araújo, autor do filme ILEGAL, que começou curtinho no Youtube e agora chega aos cinemas."

COLETIVO DAR

Se internacionalmente vemos cada vez mais passos concretos sendo dados rumo ao fim da guerra às drogas, como os casos mais famosos do Uruguai e de alguns locais dos Estados Unidos têm levantado a bola, no Brasil, ainda que de forma muito mais tímida, também começam a pintar cada vez mais fissuras consideráveis no proibicionismo cordial e militarizado do “país de todos”. A cada vez mais próxima possibilidade de permissão legal do uso medicinal de maconha é um desses exemplos de avanços, e um dos elementos importantes para a conscientização da sociedade e da mídia para a importância do tema é o trabalho do jornalista Tarso Araújo, autor do filme ILEGAL, que começou curtinho no Youtube e agora chega aos cinemas.

Para vermos como o documentário foi recebido e o que críticos de cinema e jornalistas têm falado sobre ele, indicamos nesta edição do DDD alguns textos publicados na imprensa (clique nos títulos para acessar os textos completos)



FILME CONTRAPÕE REALIDADE DOS PACIENTES E BUROCRACIA ESTATAL – FOLHA DE S.PAULO:
O que dizer de uma mãe que usa maconha para aliviar dores causadas pela arrasadora quimioterapia a que teve de se submeter e acaba acusada de tráfico internacional de drogas? Ou de médicos que temem prescrever CBD, com medo de serem proibidos de trabalhar? Ou de mães que, temendo a polícia, recebem os remédios do exterior escondidos em caixas de presentes?
ILEGAL MOSTRA LUTA PELA LEGALIZAÇÃO DE REMÉDIOS DERIVADOS DE MACONHA – REDE BRASIL ATUAL:
Emocionante e triste, o longa-metragem presta um serviço fundamental ao país, especialmente agora, diante da ascensão conservadora no Congresso Nacional.
MACONHA MEDICINAL EM FOCO NO FILME ILEGAL – FOLHA DE VITÓRIA:
Ao telefone, o tom robótico com que a atendente fala revela o abismo que há entre os que seguem a cartilha da burocracia e os que, como ela, veem seus filhos convulsionarem todos os dias.
ILEGAL É DOCUMENTÁRIO SOBRE LUTA PELA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA MEDICINAL  – ESTADO DE S.PAULO:
Dirigido pelo cineasta Raphael Erichsen e pelo jornalista Tarso Araújo, o título é também um relato da batalha de um grupo de mães e pais pelo direito de tratar seus filhos que sofrem de epilepsia com a única substância que funciona. O que, por questão de legislação e burocracia, revela-se tarefa hercúlea.
CRÍTICA ILEGAL – CINECLICK:
E em tempos de ascensão do pensamento conservador, a obra se mostra como retrato forte e cruel do sistema extremamente burocrático do Brasil e bastante esclarecedor para quem ainda tem dúvidas sobre a necessidade da legalização da maconha e de se quebrar paradigmas para um bem comum.
MACONHA É TEMA DE FILME SOBRE USO MEDICINAL – JORNAL DE HOJE:
O filme não se limita a acompanhar a briga pelo CBD e retrata pessoas que usam maconha de outras formas como tratamento, para problemas que vão de dor crônica a efeitos colaterais de quimioterapia.
DOCUMENTÁRIO MOSTRA SAGA DE PAIS PARA IMPORTAR MACONHA MEDICINAL – BOL :
O caminho entre a ilegalidade e a esperança para pais de crianças que sofrem diariamente com convulsões está na pesquisa e no interesse público
O longa-metragem fala dos benefícios da maconha no tratamento de doenças, pauta que já havia estampado a capa da versão premium de fevereiro da Superinteressante. Nela, uma grande reportagem investigava opiniões sobre a droga e seus reflexos na política e na saúde. O depoimento de uma mãe que utiliza um derivado de cannabis para aplacar os efeitos da epilepsia na filha marcou o jornalista Tarso Araújo, responsável por editar o material.

Fonte:  DAR - Desentorpecendo a Razão

Nenhum comentário: