junho 28, 2006

Depoimento de Elcy de Souza Machado

Foto: Cemitério S. João Batista, Manaus-AM









O cemitério São João Batista
está situado há menos de 10
quadras do centro histórico de
Manaus, constituindo, ao norte,

o limite urbano da cidade nos
anos 50/60.

Nota: Elcy de Souza Machado é enfermeira e fonoaudióloga. Trabalha num dos dois únicos ambulatórios para tratamento de pessoas com transtornos mentais, numa cidade que beira os 2 milhões de habitantes e que tem apenas 1 hospital psiquiátrico público, desde 1894. Desativá-lo e criar uma rede substitutiva ao manicômio, como preconiza a Lei de Saúde Mental vigente no país, teria sido o desdobramento "natural" da Reforma Psiquiátrica implantada no Amazonas a partir de 1980, não fosse a proverbial indiferença das autoridades sanitárias dos últimos 20 anos. Leia o depoimento de Elcy sobre os loucos de rua da nossa infância enviado por e-mail.

Depoimento de Elcy de Souza Machado

Olá Rogelio,

Eu lembro de uma pessoa que ficava em uma residência próximo ao cemitério São João Batista. Figura aliás muito conhecida de toda cidade chamada de Carmem Doida. Quando as pessoas passavam ela balançava as mãos dando tchau, agora se mexessem chamando pelo seu nome ela ficava furiosa e mandava pedras etc. Eu particularmente morria de medo. Pedia para passar bem longe dela e se possível nem olhar. Nunca vi aquela pessoa com alguém do seu lado, sempre sozinha. Meus pais falavam que ela era sozinha por isso não tinha com quem conversar e que não precisava ter medo dela. Até que um dia fiquei sabendo que tinha falecido. Hoje, passo todos os dias pelo mesmo lugar e não tenho mais medo. Acho que esqueci aquela figura tão conhecida da cidade e que um dia tive tanto medo e que nunca me fez nada de mal. Gostei da idéia , voltei ao passado um pouco. Quero ti dizer que ainda temos muitos loucos pela cidade, mas nenhum igual ou parecido com a Carmem.

Elcy
Posted by Picasa

Nenhum comentário: