junho 03, 2006

I Conferência Estadual de Economia Solidária 27

Foto: Rogelio Casado, Manaus-AM, 28.05.2006













Nivya Valente e Nivaldo Lima, delegados da Associação Chico Inácio - ong que trabalha no campo da defesa dos direitos políticos, civis e humanos dos portadores de sofrimento mental.

A bisavó paterna de Nivya Valente tem sua origem na nação Saterê-Mawé. Psicóloga por formação, é casada como o médico especialista em Saúde Mental Rogelio Casado (cuja bisavó paterna é nativa de uma província no Peru), e é mãe do pequeno Juan de Castro Valente Casado - princípe da tribo dos sapequinhas.

Nivaldo Lima é filho da capital pernambucana - Recife - e foi cordelista, líder comunitário, vendedor, além de continuar jogando capoeira e fazendo fotografias; teve mais de 10 internações em hospitais psiquiátricos e foi submetido a várias sessões de eletroconvulsoterapia; recentemente foi objeto de uma bela matéria, de autoria da jornalista Vera Lima, publicada no jornal O Estado do Amazonas, intitulada "O fotógrafo dos esquecidos": munido de uma modesta máquina fotográfica, cedida pela psicóloga Nivya, vive a fotografar pessoas que vivem em situação de abandono social perambulando pelas ruas de Manaus. Posted by Picasa

Nenhum comentário: