junho 10, 2006

O que que a Bahia tem?














O cartaz é alusivo às comemorações do 18 de maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial - de Belo Horizonte-BH, mas pretende chamar atenção de como o movimento por uma sociedade sem manicômios se espalha pelo Brasil. É o caso do município de Lauro Rocha, na Bahia de todos os Santos.

Leia a mensagem enviada por Delmar Saft e conheça um pouco como funciona a solidariedade entre os companheiros militantes que defendem a socialização da informação como forma de atingir os corações e mentes dos brasileiros de todas as latitudes:

Companheiros Militantes,

Com trabalho de formiguinha, estamos divulgando o Movimento Antimanicomial aqui em Lauro/BA. Já conseguimos o DIA MUNICIPAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL, e já comemoramos pelo segundo ano consecutivo na Câmara de Vereadores, com parceria da Comissão de Direitos Humanos. O Vereador Lula Maciel foi quem abraçou nossa sugestão.

O CAPS foi inaugurado em 10 de Outubro e leva o nome do saudoso EDUARDO ARAÚJO, de quem nossa prefeita (Moema) era admiradora.

Sou Assessor do CAPS, onde sugerimos, e já foi aprovada, a criação da Comissão Municipal de Saúde Mental no Conselho Municipal de Saúde, cuja composição será homologada na reunião de Junho, em que sugerimos a participação de Usuários e Familiares do CAPS na Comissão.

Também na Sessão Especial pelo Dia do Assistente Social - 15 de Maio - foi abordada o Dia Municipal/Nacional da Luta Antimanicomial e a inserção dos Agentes Comunitários nas composições das equipes de Saúde Mental.

Esperamos nos encontrar no Encontro de Saúde Mental em Julho em Belo Horizonte.

Abraços,

Delmar

71-9161-8744
delmarsaft@ig.com.br

NOTA 1: Eduardo Araujo, faleceu no ano de 2005. Era usuário de saúde mental e companheiro na luta por uma sociedade sem manicômios. Nos encontros científicos, não havia quem deixasse de se emocionar ao ouvi-lo fazer a defesa dos seus "delírios".

NOTA 2: Comissão Municipal de Saúde Mental é uma instância do Conselho Municipal de Saúde, composta por representação paritária entre gestores, instituições científicas e usuários organizados em suas entidades, entre outros, que participa da formulação de propostas para a Política Municipal de Saúde Mental. Em Manaus temos um duplo desafio: criar a referida comissão e garantir participação nos futuros conselhos distritais. Posted by Picasa

Nenhum comentário: