Damião Ximenes
Conheça a história de Damião Ximenes, cidadão portador de transtorno mental encontrado morto, com marcas de brutalidade, em clínica psiquiátrica privada no Ceará.
Acesse a página da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas da Violência e leia o depoimento de Irene Ximenes Lopes Miranda sobre a morte do irmão na Casa de Repouso Guararapes, Sobral-CE: http://www.apavv.org.br/casos/D/005.htm
Conheça o Centro de Justiça Global, organização não governamental dedicada à promoção da justiça social e dos direitos humanos no Brasil, que sustentam a tese de que "o estado brasileiro é responsável, por ação e omissão, pelos atos cometidos pelos funcionários da Casa de Repouso Guararapes que violam os preceitos contidos na Convenção Americana de Direitos Humanos". O texto recebe a assinatura, entre outros, da companheira Lídia Dias Costa, que coordenava, na época, o Fórum Cearense de Saúde Mental, filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial. Acesse http://www.global.org.br/portuguese/arquivos/damiaox.html
Leia a repercussão da morte de Damião Ximenes na imprensa brasileira:
Direitos Humanos 18/08/2006 Carta Maior
http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=12017&boletim_id=99&componente_id=1796
DECISÃO INÉDITA
Corte da OEA condena Brasil por morte de portador de transtorno mental
Primeira sentença do órgão relacionada ao Brasil é resultado das denúncias de tortura e morte de um paciente em uma clínica psiquiátrica cearense, em 1999. A decisão é considerada um avanço na área de saúde mental, em especial para a luta antimanicomial.
Fernanda Sucupira – Carta Maior
******************************
Cotidiano [19/08/2006] Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1908200611.htm
Corte da OEA condena Brasil por morte
Maus-tratos que vitimaram paciente com problemas mentais em 1999 resultaram na 1ª sentença do tribunal contra o país
Para entidade, Estado brasileiro é co-responsável pela morte de Damião Ximenes Lopes em clínica psiquiátrica no Ceará
EDUARDO DE OLIVEIRA - DA AGÊNCIA FOLHA
Nota: Exemplar o tratamento dado pelos editores e jornalistas das duas matérias. Em nenhuma delas Damião Ximenes é nomeado como doente mental, uma forma discriminatória de identificar quem é portador de transtorno mental. Como os humanos se distinguem por estarem atravessados pela linguagem - o que significa dizer que somos o que dizemos e o que escrevemos -, parabéns Fernanda Sucupira e Eduardo Oliveira; parabéns Carta Capital e Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário