agosto 21, 2006

Encontro em defesa da Reforma Psiquiátrica

Rio por Flávia Campuzano











ENCONTRO EM DEFESA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA

Apesar do consenso obtido a partir da Declaração de Caracas, da II e da III Conferências Nacionais de Saúde Mental, e da Lei 10.216, além das várias conquistas obtidas no processo de reforma psiquiátrica brasileira desde 1990, hoje estas diretrizes estão sendo frontalmente desafiadas por alguns setores da psiquiatria brasileira.

A realização do 8.o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11.o Congresso Mundial de Saúde Pública, nos dias 21 a 22 de agosto de 2006, no RioCentro, Rio de Janeiro, nos proporciona a oportunidade de nos encontrarmos, avaliarmos esta realidade e principalmente, nos posicionarmos formalmente.

Assim, várias entidades e militantes da reforma psiquiátrica e do movimento da luta antimanicomial no Brasil, em comum acordo, estamos convocando este encontro, sugerindo que todas as associações civis, movimentos sociais, entidades e organizações profissionais, equipes de profissionais ligados a serviços, coordenações e gestores municipais e estaduais, e todos os demais interessados, venham se juntar a nós e que tragam seu posicionamento neste encontro, se possível por escrito.

Colabore também com este processo e divulgue este convite através de sua lista de e-mail. Estamos sugerindo que as várias pessoas e entidades que apóiam o evento o divulguem em seu nome pessoal ou institucional, para aumentar a legitimidade do encontro.

Como um dos que tomaram a iniciativa desta convocação, subscrevo-me,

Prof. Eduardo Vasconcelos (UFRJ)


DIA e HORA: Dia 23, quarta-feira, às 16 hs.

LOCAL: Tenda Paulo Freire, localizada na entrada do pavilhão 4 do Riocentro. Esta tenda é uma iniciativa da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde e do GT de Educação Popular em Saúde da ABRASCO, que gentilmente cederam o espaço para nosso encontro.

COMO CHEGAR: O RioCentro fica em Jacarepaguá, depois da Barra. Há ônibus e vans se dirigindo para lá a partir do centro do Rio e de toda a orla marítima, particularmente nos dias de grandes eventos como este congresso. Para os que estão vindo exclusivamente ao encontro, a Tenda Paulo Freire constitui o único local aberto fora da área restrita aos inscritos no congresso, e portanto é accessível a todos os interessados. No caso de chegada por ônibus, consulte o motorista sobre a parada mais próxima do Pavilhão n.o 4. Indo em carro próprio, verifique nas placas localizadas na portaria dos vários estacionamentos qual o que dá acesso mais direto a este pavilhão. Posted by Picasa

Nenhum comentário: