dezembro 12, 2007

"Dias piores virão"

Foto: Rogelio Casado - Os santos lá de casa, Manaus-AM, 2006

"Dias piores virão", vaticinou Eduardo Mourão Vasconcelos, psicólogo e cientista político da UFRJ, por ocasião do Encontro Nacional de Saúde Mental, realizado pelo Conselho Federal de Psicologia, em parceria com a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, em julho de 2006, em Belo Horizonte. Coincidentemente, naquele mesmo período, a Associação Brasileira de Psiquiatria detonava a Política Nacional de Saúde Mental, afirmando que era preciso "zerar a Reforma Psiquiátrica brasileira". Santa onipotência! Desta vez é o jornal O Globo que está a serviço das forças conservadoras, as mesmas que estão tentando por abaixo as conquistas da luta antimanicomial no Rio Grande do Sul. Em jogo o outrora rendoso parque de leitos psiquiátricos, que um dia chegou ao astronômico valor de 120 mil unidades, hoje reduzidos a pouco menos de 35 mil leitos. Como diz Zefofinho de Ogum (conselheiro político e espiritual do PICICA - Observatório dos Sobreviventes): "Perderam o filé, mas não largam o osso... Desse jeito, a cobra vai fumar". Minha família toda em vigília. Os santos de casa já foram todos acionados: São Jorge, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Sebastião... Zefofinho pergunta: "Num na hora de colocar o Bloco na rua?"

*****
A Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) conovcam reunião urgente em decorrência da matéria veiculada no jornal "O GLOBO" de 09 de dezembro último e considerando que os ataques à Reforma Psiquiátrica existentes em tal matéria representam não apenas uma tentativa de agressão ao modelo inovador se está implantado no campo da saúde mental e atenção psicossocial no Brasil, mas que, fundamentalmente, significam um balão de ensaio do que está por vir em relação ao SUS e à Reforma Sanitária, a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e o Centrol Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) convocam todas as entidades, instituições, movimentos sociais, conselhos profissionais, sindicatos etc... no campo da saúde, saúde mental, direitos humanos etc. para que participem de uma reunião no Instituto Philippe Pinel, Av. Venceslau Brás, 65 / 3 Andar, no dia 14 de dezembro, sexta-feira, às 13h00.

Solicitamos que todas as entidades, instituições, movimentos sociais, conselhos profissionais, sindicatos etc. do campo da daúde e áreas afins acionem suas assessorias de imprensa, comunicação social e outros meios de divulgação para que divulguem a reunião e os resultados e desdobramentos da mesma.

Na ocasião será realizada uma reunião de conjuntura da situação e serão decididos encaminhamentos sobre a questão

Diretoria da Abrasco e Cebes

DATA: 14 DE DEZEMBRO

HORA: 13 HORAS

LOCAL: INSTITUTO PHILIPPE PINEL, AV. VENCESLAU BRÁS, 65/ 3o. ANDAR

RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário: