dezembro 02, 2007

Semana de Luta contra o HIV/aids

Rede de Amizade & Solidariedade às Pessoas com HIV/aids - Manaus-Amazonas-Brasil

Laurinha de Souza Brelaz (à esq. de camiseta laranja) com os companheiros da I Oficina de Advogacy e SUS

Senhoras e senhores,

Tenho a satisfação de lhes apresentar uma dos ONGs mais atuantes no cenário amazonense no campo da prevenção das DST/aids.

Com a palavra, Laurinha de Souza Brelaz, sua presidente.

*****

A Rede de Amizade & Solidariedade desenvolve, hoje, três projetos ("Projeto Vida") com a população de pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA).

O projeto completou 8 anos e tem como eixo a prevenção posithiva, adesão ao tratamento, toca de experiência entre pares. Atendemos 270 pessoas em três linhas de ação:

* Visita domiciliar consentida ( paciente que dependem de familiares para viver) cujo objetivo é conhecer a realidade de PVHA e incentivar a adesao ao tratamento

* PROJETO ESPERANÇA é um projeto piloto voltado as pessoas que vivem e convivem com HIV/aids cujo objetivo é profissionalizar para gerar renda.

Atividades desenvolvidas:

** Curso de reciclagem com Garrafas Pet (13 alunos aprovados)
** Curso de formação de cabeleireiros (22 alunos aprovados)
** I Oficina de Advocacy e SUS (103 PVHA participantes) incluindo 5 ativistas da Africa ANGOLA, 1 de Roraima, 1 da Bahia, 1 de Itacoatiara, 1 de Macapá, e vários profissionais de saúde (tivemos como palestrantes José Marcos Oliveira, Conselheiro usuário do Conselho Nacional de Saúde, que falou sobre o SUS e Roni Lima ativista de Londrina que falou sobre Advocacy.)
** Curso de cozinha regional e café regional realizado no mês de novembro 20 pessoas.

* PROJETO AMAZONAS DA NOITE trabalha prevenção junto as profissionais do sexo na cidade de Manaus. 150 Mulheres em acompanhamento.

Além disso, a Rede de Amizade & Solidariedade tem um grupo de teatro - D´positivus - que irá desenvolver as peças escritas pela Companhia de Teatro Cururu de Tanga (companhia de teatro de repertório), do nosso companheiro Rogelio Casado: "Vamos reciclar a galera" e "Verdades e mentiras sobre a epidemia da AIDS", além de "O auto da camisinha", de José Mapurunga, cearense.

Nossas parcerias

Conselho Regional de Economia
Programa Nacional de DST/AIDS -MS
Coordenação Estadual de DST AIDS
Coordenação Municipal de DST AIDS
Reino Unido dos Países Baixos Holanda
Companhia de Teatro Cururu de Tanga

Laurinha de Souza Brelaz
Presidente da Rede de Amizade & Solidariedade

Nenhum comentário: