dezembro 17, 2007

Zemaria Pinto na festa da Editora Valer

Foto: Rogelio Casado - Zemaria Pinto e Tenório Telles, Manaus-AM, 15.12.2007
O poeta Zemaria homanageou duas inesquecíveis e saudosas personagens: Antônio Paulo Graça, autor de Uma poética do Genocídio, editado pela Topbooks, e Alcides Werk, autor de Trilha Dágua, editado pela Edições Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (minha edição é a quarta, de 1994, presenteada pelo Zé, com dedicatória do autor, em maio de 1995). Sobre este último Zemaria produziu um belo ensaio intitulado A Miragem elaborada (um vôo livre sobre a poesia de Alcides Werk), como trabalho final do Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, na Universidade Federal do Amazonas, em 1989.

Aqui um trecho do ensaio sobre uma passagem poética:

Outros poemas como Vitória-Régia, Ariranha e Jaburu, compidado em Poemas Da Água e da Terra, têm por motivo, ainda a ocupação de espaço poétido pelos seres amazônicos. Nesse mesmo livro - uma edição bilíngüe, português-inglês, para consumo ocasional de turistas preocupados com a causa ecológica - os poemas Calypso e Boto cor de Rosa registram a famigerada incursão de Jacques Cousteau pela Amazônia, em 1986. Não sem poesia, como nesta passagem de Calypso:

A salsugem do seu casco
traz às minhas narinas
a lembrança de lugares que apenas sonhei


Não sem amarga ironia, como no poema dedicado à farsa criada por Costeau e vendida como verdade científico-piegas ao mundo:

Boto,
boto cor de rosa,
que em menino aprendi vermelho

Nenhum comentário: