outubro 16, 2012

VÍDEO SOBRE A PRIVATARIA TUCANA: as altas tucanagens que a mídia quis esconder

PICICA: Enquanto isso, em Manaus candidatos derrotados na corrida à Prefeitura correm o risco de perder de vez a credibilidade ao armar o palanque presidencial para a eleição de 2014, diante de uma enventual vitória do candidato tucano Art(h)ur Virgílio. No centro desse imbróglio o Polo Industrial de Manaus, modelo que se sustenta em meio à ausência de discussão sobre o futuro do Estado do Amazonas no pós-"zona franca". Aliás, um modelo que todo mundo finge que é inacabável. Os tucanos não morrem de amores pelo modelo "zona-franca'. Parte do respeitável público entregue aà volúpia da política "panem et circenses" não se dá conta dos perigos que rondam a cidade dependente do modelo econômico atual. Outra parte, que não dorme de touca, teme as reviravoltas da economia globalizada. Por uma questão de sobrevivência política, candidatos à direita e à esquerda fogem do debate, com se fosse possível negar a agonia do fim que há de vir. Todos se unem em torno da indefensável prorrogação do modelo de isenção de impostos para a implantação de fábricas no Polo Industrial de Manaus. Até quando? O Polo Industrial derivado da Zona Franca tem a consistência das bolhas de sabão; uma a uma se desmancha no ar. Recentemente foi a produção de tabletes, que teve entre outros destinos o Estado de São Paulo, reduto dos arqui-inimigos do Polo Industrial de Manaus. Um looby arretado, como diriam os baianos. Outra bolhas andaram se evaporando. E assim empurra-se com a barriga o dia do golpe final. Em qualquer cenário: com a vitória ou a derrota do tucano, a temperatura deste cenário socio-político-econômico vai esquentar. O desgaste do modelo é visível e insustentável a médio prazo. Nesse meio tempo ainda vamos ouvir muitos discursos salvacionistas.

Um excelente vídeo didático sobre A Privataria Tucana


Acabo de receber por email o link do vídeo que segue abaixo. É uma aula sobre a o livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr. Estive na histórica entrevista do lançamento, de onde boas partes das falas do autor foram extraídas. E li o livro duas vezes. Mas quero dizer pra vocês, o vídeo me ajuda a entender e explicar melhor o que aconteceu naquele período.

Ele é relativamente longo para internet, tem doze minutos, mas deveria se tornar matérial didático para aulas de história do Brasil. Faz o debate sobre um período importante do nosso tempo e revela de maneira muito direta e, com base em documentos, como o patrimônio público nacional foi dilapidado.

Evidente que tem cunho eleitoral, provavelmente foi feito por um grupo que quer derrotar Serra. O que aliás, cá pra nós, é absolutamente compreensível. Mas é trabalho que merece ser guardado para além dessa disputa paulistana. Ser visto, replicado e discutido. Afinal, o país perdeu muito com aquela ação.

A Privataria Tucana também pode ser entendida no livro O Brasil Privatizado, do saudoso Aloysio Biondi. De alguma forma este vídeo completa a coleção sobre o tema.

Fonte: Blog do Rovai



Publicado em 15/10/2012 por
O bombástico livro que documenta corrupção nas privatizações do governo FHC. São mais de 100 páginas de documentos envolvendo José Serra e seu círculo íntimo. Embora José Serra diga que se trata de "lixo", o livro (um incontestável Best Seller) concorre ao prêmio Jabuti, o mais importante e prestigiado prêmio da literatura brasileira.

Nenhum comentário: