Dezembro 06, 2008
RJ: Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre cursos de verão 2009
Além dos cursos do programa permanente, EAV terá colônia de férias e oferecerá 100 bolsas para alunos do ensino fundamental, médio e superior.
Daniel Senise, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto. Esses e outros artistas plásticos de expressão internacional têm mais em comum do que a pesquisa de cores, formas, materiais e suportes: passaram por cursos ou aprofundaram sua formação na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. Criada em 1975, a EAV é uma referência de ensino de qualidade e um dos principais centros de estudos, reflexão e debates sobre arte contemporânea.
Saiba informações sobre os cursos da EAV abaixo:
Cursos de férias gratuitos
O que a história da arte tem a ver comigo hoje?
Prof.: Lídice Matos
Curso de História da Arte Moderna e Contemporânea para jovens. O objetivo é apresentar os principais movimentos da arte moderna, desde o Impressionismo, uma introdução à arte contemporânea e discutir conceitos de arte e de história da arte.
Objeto e desenho: quatro propostas
Prof.: Manoel Fernandes
Estimular a percepção do aluno para várias questões plásticas pertinentes ao processo criativo, através de uma pesquisa da forma. A partir da observação de um objeto, o aluno vai exercitar o seu olhar e o seu diálogo com o desenho.
Design de Exposições
Professores: Luis Alberto Zuniga e Cintia Kury Souto
O objetivo do curso é compartilhar com estudantes e profissionais de design, artes, arquitetura, museologia e afins, a experiência do trabalho de projeto e montagem de exposições, através de apresentações dinâmicas, narrativas, imagens, plantas e maquetes de diversos projetos.
Iluminação para arte
Prof. Rogério Emerson
O curso oferecerá uma visão ampla da importância da luz em diferentes atividades, colocando-se em discussão fotos, quadros, cenas teatrais, filmes e análise crítica dos mais variados olhares sobre tudo que se vê no dia a dia. O curso abordará a utilização de cores e outros componentes usados em projetos de iluminação, inclusive na preparação de um mapa de luz, com a participação de profissionais do ramo, como desenhistas ou até mesmo eletricistas.
Performance: processos poéticos do corpo como suporte
Prof. Alexandre Sá e Daniela Mattos
O curso tem como objetivo possibilitar aos alunos a investigação dos instrumentos necessários para a compreensão da performance como um meio de expressão artística, que se estabelece gradativamente no âmbito da construção plástica, tornando-se fundamental para a experiência estética na contemporaneidade.
Da Inscrição
O candidato deve se dirigir à secretaria da EAV-Parque Lage, à Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, RJ no período de 8 a 12 /12, de segunda a sexta, das 9h às 20h, e sábados, das 10h às 13h, munido dos seguintes documentos:
*Comprovante de matrícula em instituição de ensino;
*Comprovante de identidade;
Cronograma
*Inscrições na Secretaria da EAV no período de 24/11 a 12/12/2008.
*Realização das entrevistas em 15/12/2008.
*Resultado da seleção em 19/12/2008
*Período das aulas de 12/01 a 14/2/2009.
Outras Atividades
Exibição de vídeos
Além dos cursos gratuitos, uma programação com acervo da videoteca da Escola, que conta com cerca de 100 títulos entre os quais estão vídeos e filmes sobre a obra de importantes artistas, está sendo planejada especialmente para as férias - (gratuito)
Verão 2009
Para o verão de 2009, serão oferecidos, sem interrupção, alguns cursos do programa permanente, como o de Pintura, com Chico Cunha e o de Modelo Vivo, com Manoel Fernandes. Entre os cursos especiais, Arte Contemporânea Brasileira com Guilherme Bueno, Workshop de Pintura (de um dia) com Malu Fatorelli e Propostas de trabalho e conversas sobre arte contemporânea para iniciantes, com Cristina de Pádula. (Pago)
Fazendo Arte no Parque
Fazendo Arte no Parque é uma colônia de artes, para crianças de 5 a 12 anos, com aulas de segunda à sexta-feira. O aluno pode freqüentar uma ou mais semanas, já que as atividades não se repetem. Neste curso, o contato com a arte se dá de forma lúdica e divertida, utilizando vários materiais, através de atividades no parque e em sala de aula. (Pago)
Sobre a EAV
Instalada em um parque com área total de 93,5 mil m², aos pés do Corcovado, a escola funciona em uma mansão, projetada em 1920, pelo arquiteto italiano Mario Vodrel a pedido de seu dono Henrique Lage e de sua esposa, a cantora lírica Gabriela Bezanzoni. Na década de 80, como pólo aglutinador da arte contemporânea, a EAV/Parque Lage promoveu uma série de eventos e exposições. Destas, uma das mais célebres é a mostra Como Vai Você, Geração 80?, (1983), organizada com a proposta de trazer à tona a produção variada da década de 1980. A exposição reuniu 123 artistas de idades e formações distintas e foi um marco.
Atualmente a Escola de Artes Visuais tem como meta oferecer formação artística comprometida prioritariamente com a arte atual, discutindo o pensamento contemporâneo em toda sua abrangência. A escola dispõe de uma grade de cursos permanentes, tendo em seu corpo docente Iole de Freitas, Luiz Ernesto, Malu Fatorelli, Fernando Cocchiarale, Anna Bella Geiger e Reynaldo Roels Jr, entre outros. Em sua programação a EAV também faz palestras, seminários e mostras de vídeos.
Outras informações
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Telefone: 3257-1800
Site: http://www.eavparquelage.org.br/
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
http://www.cultura.rj.gov.br/
Telefones: (21) 2299-3337 /2220-4863
Nenhum comentário:
Postar um comentário