novembro 23, 2011

Conselho Federal de Psicologia quer debate sobre internação compulsória nas pautas dos Conselhos de Direito


PICICA: Em 2009, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, recebeu integrantes da Marcha à Brasília por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, realizada pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial. Desta vez, o CFP endereçou solicitação para incluir o debate sobre internação compulsória nas pautas dos Conselhos de Direito. Até a presente data presidente Dilma Rousseff não quis saber de estabelecer o contraditório sobre o tema drogas, comunidades terapêuticas e internação compulsória.

         

23.11.2011

CFP envia solicitação ao ministro Gilberto Carvalho para incluir debate sobre internação compulsória nas pautas dos Conselhos de Direito

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) encaminhou, no dia 22 de novembro, solicitação ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para que seja incluído o debate sobre internação compulsória com urgência nas pautas dos Conselhos de Direito.

A solicitação foi feita tendo em vista o fato de que as anunciadas políticas de álcool e outras drogas e a inclusão das comunidades terapêuticas na rede de cuidados aos usuários não foram debatidas nas instâncias de controle social. O mesmo pedido foi encaminhado ao Ministério da Justiça, ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O objetivo é assegurar que nenhum Programa referente às políticas de álcool e outras drogas seja implantado antes que os Conselhos de Direito tenham a possibilidade de promover a discussão, pois são instâncias criadas para assegurar a participação social e a democracia almejada pela sociedade civil
.  

Nenhum comentário: