novembro 24, 2011

Matéria incita ódio religioso e comete crime de racismo institucional

PICICA: Indignado com a matéria publicada no tablóide Manaus Hoje, o psicólogo e líder religioso Alberto Jorge Silva convoca a rede social a manifestar repúdio ao sensacionalismo que envolve a notícia de mais um crime na insegura Manaus. Os efeitos colaterais desse tipo de matéria são conhecidos: alimenta o preconceito, criminaliza a cultura afro-descendente e estimula a intolerância religiosa. O PICICA faz coro com o companheiro Alberto Jorge.



Manaus Hoje - Jornal da Rede Calderaro de Comunicação - RCC faz matéria incitando o ódio religioso e comete o crime de racismo institucional e Manaus.


Na sua edição de hoje 23.11.11 o jornal Manaus HOJE da Rede Calderaro de Comunicação traz na primeira página um verdadeiro atentado contra o Povo Tradicional de Terreiro do Amazonas, quando destaca em letras garrafais que corpos de pessoas assassinadas a tiro foram encontradas em Terreiro de Macumba.


No bojo da matéria na página 3 o que se lê é um absurdo: os corpos assassinados a tiros foram encontrados em uma trilha da estada da Marina Tauá, no Tarumã, Zona Oeste de Manaus, onde também se encontravam imagens de entidades e objetos de Umbanda proximos aos cadáveres.


Se do lado dos corpos fossem encontrados missais, terços e imagens de santos católicos o HOJE publicaria que o crime se deu dentro de uma Igreja Católica.


A CARMA, a Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé, a Associação dos Terreiros de Umbanda do Amazonas, a Associação Nossa Senhora da Conceição e o Núcleo Amazonas da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde estão indiganados e exigem reparação da Rede Calderaro de Comunicação em especial do jornal Manaus HOJE.


Tentamos contato com a direção da RCC e até o presente momento não obtivemos resposta.


Isso é um crime! e pedimos aos Movimentos de Direitos Humanos e de Negritude Nacionais que se manifestem enviando seus protestos para redacao@manaushoje.com.br e jornal@acritica.com.br em nome da Presidente da RCC Rita Calderaro.


Fonte: Facebook

Nenhum comentário: