novembro 19, 2011

"A luta das mulheres e da sociedade civil contra a Máfia siciliana" (Portal Macunaima)

PICICA: " “Quando Amanhece na Sicília... A luta das mulheres e da sociedade civil contra a Máfia siciliana”, da jornalista Lúcia Helena Issa".

DETALHES DO EVENTO

“Quando Amanhece na Sicília...”
Horário: 21 novembro 2011 de 19:30 a 21:00
Local: Livraria Cultura Pompéia
Rua: Rua Turiassú, 2100 (Perdizes - 3º Piso)
Cidade: São Paulo
Tipo de evento: lançamento
Organizado por: Marcia Marques
Última atividade: segunda-feira

DESCRIÇÃO DO EVENTO

A luta das mulheres e da sociedade civil contra a Máfia siciliana

A editora carioca, Multifoco, fará o lançamento nacional do livro “Quando Amanhece na Sicília... A luta das mulheres e da sociedade civil contra a Máfia siciliana”, da jornalista Lúcia Helena Issa, no próximo dia 21 de novembro, das 19 às 21h30, naLivraria Cultura Pompeia (Shopping Bourbon/SP). O livro dá voz às mulheres sicilianas (juízas, mães, professoras, jornalistas) para contar a sua história de como a ação das mesmas foi determinante para o enfraquecimento da máfia naquele país. Trata-se do primeiro livro-reportagem sobre a Sicília, escrito por uma jornalista, investigativa, brasileira.
Para a criação da obra, Lúcia Helena Issa morou na Itália, durante seis anos, onde fez uma varredura na região da Sicília (cidade ao sul do país) colocando a nu o enfraquecimento do estado paralelo existente na Sicília, através da onipresença da Cosa Nostra (máfia siciliana), desde a primeira metade do século XIX. O livro traz entrevistas com autoridades, especialistas, ativistas, juízas, e cidadãos comuns relatando a transformação da Sicília, o confisco dos bens de mafiosos (que permaneceram foragidos durante décadas), além das apreensões de projetos em escolas, parques, etc., na comunidade onde atuavam. Conta, ainda, com entrevistas realizadas com historiadores, em Roma, sobre a ligação de alguns membros do Vaticano com a Cosa Nostra.
“Quando Amanhece na Sicília...” é um dos relatos mais contundentes e a respeito de uma facção criminosa, detentora de conexões nacionais e internacionais, inclusive brasileiras. É um trabalho de puro jornalismo, investigativo, ao mesmo tempo uma narrativa testemunhal para o entendimento do que é o poder do crime organizado, tanto na Itália como, também, no Brasil. “O objetivo desse trabalho é revelar como a Sicília tem conseguido sair do ciclo de violência, terror, e impunidade que a caracterizou por tanto tempo. Mostrar que as mulheres sicilianas foram e estão sendo parte fundamental dessa transformação social na Sicília...", revela a jornalista Lucia Helena Issa.
SERVIÇO
Livro: “Quando Amanhece na Sicília... A Luta das Mulheres e sociedade civil contra a máfia siciliana”
Editora: Multifoco
Lançamento: dia 21 de novembro, das 19h às 21h30
Local: Livraria Cultura Pompéia
Endereço: Shopping Bourbon - Rua Turiassú, 2100 (Perdizes - 3º Piso)
Custo: R$ 40,00
Número de páginas: 240


Nenhum comentário: