PICICA: "[...]
O corpo humano pode ser afetado de muitas maneiras, pelas quais sua potência de agir é aumentada ou diminuída, enquanto outras tantas não tornam sua potência de agir nem maior nem menor” – Espinosa, Ética III, post. 1Pois é, o Brasil perdeu, e ao longo do jogo tivemos a chance de ver a segurança transformar-se em medo, tristeza, ódio, desespero e indignação, vergonha, humildade. Todos afetos que Espinosa procurou não satirizar nem escarnecer, apenas entender. Eis as definições de seus afetos..."
Jogo do Brasil: tristeza, esperança, medo, ódio, desespero, indignação, vergonha, humildade
Quem
disse que os autores do Razão Inadequada não podem assistir aos jogos
da copa? E quem disse que eles não lembram de Espinosa neste momento?
Cada gol que tomávamos eu sentia meu corpo passar a um estágio reduzido,
inferior, minha capacidade de ser e existir diminuia. Meu conatus se enfraquecia.
O corpo humano pode ser afetado de muitas maneiras, pelas quais sua potência de agir é aumentada ou diminuída, enquanto outras tantas não tornam sua potência de agir nem maior nem menor” – Espinosa, Ética III, post. 1
Pois é, o Brasil perdeu, e ao longo do
jogo tivemos a chance de ver a segurança transformar-se em medo,
tristeza, ódio, desespero e indignação, vergonha, humildade. Todos
afetos que Espinosa procurou não satirizar nem escarnecer, apenas
entender. Eis as definições de seus afetos:
- “A tristeza é a passagem do homem de uma perfeição maior para uma menor“. Entristecer-se é a passagem do homem para uma condição inferior. A afecção de tomar um gol, gera o afeto de tristeza. Não que deixemos de ser perfeitos, a natureza toda é perfeita, mas vamos diminuindo nossa perfeição quanto mais triste ficamos. Ao longo desta passagem, a potência de agir diminui, a tristeza é a consciência desta passagem.
- “A esperança é uma alegria instável, surgida da idéia de uma coisa futura ou passada, de cuja realização temos alguma dúvida“. Ainda dá tempo! Nós vamos conseguir! Precisa agora dar o sangue!… Pois é, mesmo que instável, nós ainda temos esperança na vitória, mas temos dúvida.
- “O medo é uma tristeza instável, surgida da idéia de uma coisa futura ou passada, de cuja realização temos alguma dúvida“. Mas a esperança facilmente se transforma em medo, e depois de mais gols inesperados pode transformar-se em desespero.
- “O ódio é uma tristeza acompanhada da idéia de uma causa exterior“. Sim, o time da Alemanha nos deixou com muito ódio, ele foi a causa de nossa tristeza, a culpa é deles, eles são cruéis, sem coração frios.
- “O arrependimento é uma tristeza acompanhada da idéia de uma ação que acreditamos ter praticado por uma livre decisão da mente“. Nós poderíamos ter treinado mais? Deveríamos ter nos esforçado mais? Não, arrepender-se é errar duas vezes. Não havia como ser diferente, tudo foi exatamente como deveria ser.
- “A humildade é uma tristeza que surge porque o homem considera a sua impotência ou debilidade“. Estamos passando por vários estágios, todos eles foram descritos por Espinosa. A humildade é uma paixão triste porque ela advém quando percebemos nossa impotência.
- “A vergonha é uma tristeza acompanhada da idéia de alguma ação nossa que imaginamos ser desaprovada pelos outros“. Os jogadores que o digam, os gritos da torcida não perdoam, e as lentes das câmeras também não…
Fonte: Razão Inadequada
Nenhum comentário:
Postar um comentário