setembro 12, 2006

Luta contra a corrupção política: bispo de Ji-Paraná-RO sofre processo judicial e ameaças de morte












NOTA DE SOLIDARIEDADE A DOM ANTÔNIO POSSAMAI

Manifestamos nossa solidariedade a D. Antônio Possamai, bispo da Diocese de Ji-Paraná, Rondônia, o qual sofre injusto processo judicial e duras ameaças de morte com o único objetivo de calar sua luta contra a corrupção política.

D. Antônio, além de estar sendo acusado por crime de difamação e injúria, recebeu carta anônima no dia 1º de setembro com ameaça de morte. E isso porque um grupo de entidades (Diocese de Ji-Paraná, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Projeto Padre Ezequiel, Fórum Transparência Ji-Paraná, Cáritas Diocesana e Conselho de Leigos), e não ele (pessoa física), confeccionou e divulgou cartaz com fotografia de 24 políticos rondonienses que respondem a pesadas acusações de envolvimento em práticas criminosas. Todos estes fatos foram amplamente divulgados pela imprensa estadual e nacional.

Consideramos injusta a ação ajuizada no Tribunal Regional Eleitoral que acusa o Bispo D. Antônio de crime e ainda solicita a retirada dos cartazes, numa tentativa de intimidar a mobilização da sociedade e, principalmente, da Igreja Católica, que vem se posicionando em favor da “ética na política” e contra a corrupção, divulgando, inclusive, um documento com orientações para as eleições de 2006. O direito à liberdade de expressão da sociedade civil organizada daquele Estado está sendo sufocado justamente por aqueles que deveriam ser os alvos da pronta ação da Justiça.

Diversas entidades se uniram para sugerir ao eleitorado que não votem em candidatos envolvidos em atos de corrupção. Isso demonstra o caráter coletivo e social dessa iniciativa, o que torna ainda mais inaceitável o processo que se dirige exclusivamente contra o mencionado líder religioso.

Trata-se de mais uma tentativa de se criminalizar a luta da sociedade por um mundo mais justo, onde a improbidade receba a devida reprovação social e repressão oficial. A lei não pode ser utilizada para calar aqueles que, num momento tão grave da vida política brasileira e rondoniense, se colocam ao lado dos que defendem o aprimoramento das nossas instituições políticas e a conscientização do nosso povo para o exercício ético do voto.

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Subscrevem 22 entidades de caráter nacional, entre elas a CUT, CONTAG, OAB, ABONG, FENAJ, CNBB etc.

Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

SAS, Quadra 5, Lote I, Bloco M, Ed. Sede do Conselho Federal da OAB
(61) 3316-9046 www.lei9840.org.br lei9840@gmail.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: