setembro 09, 2006

Centro de Formação Indígena

Foto: Rogelio Casado - Indios Mura, Autazes-AM, 1989













Nota: A foto acima foi feita no ano da graça de 1989, entre o auge e o declínio da Reforma Psiquiátrica - em sua primeira fase - no Amazonas, por ocasião de uma viagem ao Autazes para coleta de cipó de arumã e ambé para a produção de cestos e paneiros, objetos de uso popular entre ribeirinhos, povos da floresta e os amazonenses da gema. A produção era feita pelos internos do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Inaugurado na Amazônia o primeiro centro de formação indígena

Já está funcionando o Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi) localizado em Manaus (AM), um antigo sonho do movimento indígena brasileiro. A instituição foi inaugurada em agosto pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e tem o objetivo de capacitar e fortalecer as organizações sociais para a defesa das questões que evolvem esses povos. A idéia é que o Cafi seja um espaço para formar novas lideranças.

Para o diretor do Centro de Formação e integrante da Coiab, Lúcio Terena, a inauguração do local é um sonho antigo dos indígenas.

"Finalmente o movimento indígena pode contar com uma instituição própria, de formação de liderança política e técnica. É a realização de um sonho já muito antigo do movimento indígena.

" A primeira turma do Cafi tem 15 alunos vindos de 12 comunidades indígenas da Amazônia. A primeira etapa do curso é voltada para técnicas de gerenciamento das terras deste território. No primeiro ano de funcionamento, o Cafi pretende formar duas turmas com 15 estudantes cada. Grande parte dos professores também é indígena.

A Coiab não descarta a possibilidade de criar novos centros, mas primeiro pretende fortalecer o Cafi, explica Terena.

"A gente trabalha com a possibilidade de fortalecer este centro. Também como é uma experiência nova a gente precisa ver os resultados concretos daqui, principalmente pós-curso. A idéia é de fortalecer e avaliar resultados. O importante é fazer esse aqui se tornar eficiente."

De Brasília, da Agência Notícias do Planalto, Gisele Barbieri 28/08/06

http://www.noticiasdoplanalto.net/index.php?option=com_content&task=view&id=1528&Itemid=43 Posted by Picasa

Nenhum comentário: