Conjunto Nova Cidade - Manaus-AM
Fiasco no Amazonas
No Amazonas, em 2002, por poucos os internos de longa permanência do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro deixaram de ocupar as minúsculas casas do conjunto habitacional conhecido como Nova Cidade, na zona Norte da cidade de Manaus, onde 40 mil unidades foram construídas em meio a uma devastação que há muito não se via em áreas periféricas da cidade. A natureza respondeu à agressão ao meio ambiente: na estação das chuvas, telhas voavam como papelão em todas as direções.
Em 2003, quando assumi a Coordenação Estadual de Saúde Mental não foram poucas as pressões dos "reformistas de araque" para levar a termo seu intento. Custou-nos o desmonte do Fórum das Entidades de Saúde Mental do Amazonas: algumas "entidades" insistiam na estapafúrdia idéia, que deixava corado de vergonha até os calouros em ciências sociais. Estou certo de que não estávamos em boa companhia, uma tese muito cara à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, à qual se filiaria a Associação Chico Inácio - ong de familiares, usuários e técnicos em saúde mental que ajudei a organizar a partir do início dos anos 2000.
Para este ano de 2006, estão previstas a implantação das residências terapêuticas para pouco menos de 40 usuários de longa permanência no único hospital público existente em Manaus (não há hospitais na rede privada), que em nada lembra a dura realidade enfrentada por outros estados da federação.
Fórum Goiano de Saúde Mental põe em debate as Residências Terapêuticas
Em Goiânia, neste ano de 2006, o Fórum Goiano de Saúde Mental, filiada da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, que certamente não dorme de touca e só anda em boa companhia, está realizando um Ciclo de Debates. Próximo tema: Residência Terapêutica. Detalhe: moradoras das residências estarão presentes no debate.
Programação
Data: 05/09/06
Horário: 19:30 h
Local: Sede do Conselho Regional de Psicologia de Goiás
Tema: Residências Terapêuticas
Expositoras:
Bárbara Maria Natividade – Moradora da Residência Terapêutica Esperança
Dailde Ferreira dos Santos – Cuidadora da Residência Terapêutica Esperança
Luciana Terezinha de Jesus – Moradora da Residência Terapêutica Esperança
Tanimar Pereira Coelho Marinho – Assistente Social do CAPS Beija Flor
Nenhum comentário:
Postar um comentário