setembro 17, 2006

ABRASCO: manifesto do VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva apoia a Reforma Psiquiátrica Brasileira

Foto: Rogelio Casado - MS visita CAPS no AM, 16.09.2006



















Em cima:
médico psiquiatra Jaime Benarrós, cuidador de Saúde Mental recém chegado no CAPS, assistente social Andreza e psicóloga Lourdes Siqueira (diretora do CAPS Silvério Tundis) e vigia Bento.
Em baixo: coordenador nacional de Saúde Mental Pedro Gabriel Delgado, terapeuta ocupacional Liliane, secretário de sáude do município de São Gabriel da Cachoeira-AM Augusto Castilho e coordenador de saúde mental do estado do Amazonas Rogelio Casado.
Obs.: Nomear o CAPS Silvério Tundis foi um justa homenagem ao companheiro que liderou a implantação da Reforma Psiquiátrica no Amazonas. Junto com Nilson do Rosário Costa organizou um clássico da literatura antimanicomial: Cidadania e Loucura - Políticas de Saúde Mental no Brasil, sucessivamente reeditado pela Vozes até hoje.


Nota: Pedro Gabriel Delgado, coordenador nacional de Saúde Mental, esteve em Manaus, a convite do Conselho Federal de Medicina, para participar do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, onde debateu o tema Políticas de Saúde Mental e Ato Médico (viche!). Aproveitou o ensejo e visitou o CAPS Silvério Tundis na companhia da psicóloga Lourdes Siqueira, do Secretário de Saúde do município de São Gabriel da Cachoeira (alto Rio Nedro) - AM e do coordenador de Saúde Mental do estado do Amazonas Rogelio Casado. Seu Elias, motorista do Departamento de Atenção Básica e Estratégicas de Saúde, foi quem conduziu a caravana.

Enquanto os conservadores de sempre, inclusive os reformistas de araque, querem tocar fogo no circo, Pedro Gabriel (alvo recente das críticas do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, em artigo assinado e publicado no jornal O Globo) saiu da visita com uma certeza: o Amazonas está definitivamente no cenário dos estados comprometidos em mudar o modelo de atenção à saúde mental baseado no hospital psiquiátrico e seus ambulatórios de consulta, depois de mais de doze anos ininterruptos de estagnação do setor.

E por quê a certeza? É que agora fazem parte das ações programáticas do governo estadual as seguintes iniciativas: desativação e substituição do hospital psiquiátrico por um hospital de clínicas, com manutenção de 20 leitos para atendimento de emergências psiquiátricas; e, criação da residência médica em psiquiatria.

Como se não bastasse, Pedro Gabriel saiu deveras impressionado com a qualidade técnica da proposta de construção de um Barco-Escola ou CAPS-flutuante. Para o coordenador nacional de Saúde Mental está na hora de viabilizar essa importante iniciativa que contemplará 16 municípios polos-de-saúde do estado do Amazonas. Proposta semelhante foi feita no estado do Pará, mas o projeto não saiu do papel. O do amazonas recebe o nome de Projeto Anhangá, tendo sido concebido pelo companheiro Jaime Benarrós, da equipe do CAES - Clínica de Apoio e Estudo do Sujeito em Saúde Mental Familiar e Coletiva, dispositivo criado para assessorar a coordenação estadual de saúde mental. Se não tiver olho gordo contra, taí um projeto que qualquer governo dele se orgulharia.

Ao final, Pedro Gabriel comprometeu-se em dar todo apoio ao município de São Gabriel da Cachoeira, que está em adiantado processo de implantação de um CAPS na modalidade álcool e outras drogas. Eita!

E se o município de Manaus implantar mais um CAPS na zona sul da cidade, conforme está previsto, os cães podem continuar a ladrar, porque a caravana vai passar.

A propósito, leia a moção e o manifesto de apoio à Reforma Psiquiátrica Brasileira aprovada na Assembléia de Encerramento do XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Recomendo como fundo musical o trecho do Hino Nacional: "...verás que um filho teu não foge à luta..."


MOÇÃO DE APOIO À REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA APROVADA NA ASSEMBLÉIA DE ENCERRAMENTO XI CONGRESSO MUNDIAL DE SAÚDE PÚBLICA (WFPHA) E VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA (ABRASCO) EM 25 DE AGOSTO DE 2006 RIOCENTRO, RIO DE JANEIRO.

Moção dos participantes do XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovidos pela ABRASCO, na cidade do Rio de Janeiro, no período de 21 a 25 de agosto de 2006, de apoio ao processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira que vem sendo objeto de ataques retrógrados e destrutivos, que propõem a retomada do hospital psiquiátrico como estratégia hegemônica de cuidado, não reconhecendo as conquistas que, malgrado as insuficiências ainda sentidas, obtivemos nas últimas décadas, fruto de uma luta nos campos ético, político, epistemológico, tecnológico e cultural.

MANIFESTO DOS PARTICIPANTES DO XI CONGRESSO MUNDIAL DE SAÚDE PÚBLICA (WFPHA) E VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA (ABRASCO) SOBRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA.

Nós, participantes do XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovidos pela ABRASCO, na cidade do Rio de Janeiro, no período de 21 a 25 de agosto de 2006, manifestamos nossa preocupação e perplexidade frente a posições retrógradas contra a Reforma Psiquiátrica Brasileira, retomando a defesa do hospital psiquiátrico como estratégia hegemônica de cuidado, não reconhecendo as conquistas que, malgrado as insuficiências ainda sentidas, obtivemos nas últimas décadas, fruto de uma luta nos campos ético, político, epistemológico, tecnológico e cultural.

Podemos lembrar que na década de 70, 97% dos recursos da área eram destinados exclusivamente a leitos psiquiátricos provendo uma atenção marcada pela tutela, reclusão, isolamento da sociedade, cronificação, que não foi capaz de sequer garantir os direitos humanos fundamentais, como o direito a própria vida.

A Reforma Psiquiátrica integrada e até se antecipando a Reforma Sanitária que criou o SUS, teve na ABRASCO e no CEBES um cenário acolhedor para o cultivo de idéias e propostas que reorientaram a política de Saúde Mental desde os seus primórdios, buscando:

- ser coerente com os avanços internacionais prescritos na Organização Mundial da Saúde e na Carta da ONU de 1991 (Proteção das Pessoas Portadoras de Transtorno Mental e Desenvolvimento da Assistência à Saúde Mental);

- ser coerente com os princípios constitucionais e da legislação do SUS de uma atenção integral à saúde, de acesso universal, de base territorial, com equidade, participação e controle social;

- produzir novas modalidades de formação e exercício profissional em saúde mental abarcando as contribuições das diferentes disciplinas, com a democratização do trabalho nas equipes multiprofissionais, visando dar conta da complexidade e das várias dimensões do sofrimento psíquico, do desenvolvimento da subjetividade e da qualidade de vida, num movimento de autonomia e emancipação;

Esses princípios foram consensuados em três Conferências Nacionais de Saúde Mental (1987, 1992, 2001), com ampla participação em todo o território nacional; em duas conferências latino-americanas (Caracas, 1990 e Brasília, 2003); bem como na Lei Federal 10.216/2001.

Além disso, foram criados quase mil Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Serviços Residenciais Terapêuticos, alas de atenção à crise em hospitais gerais, serviços para crianças e adolescentes e para usuários de álcool e outras drogas. Por todo esse trabalho o nosso país vem ganhando reconhecimento crescente no plano internacional.

Admitimos que ainda temos muitos desafios e impasses, particularmente àqueles associados à pobreza, exclusão social, violência e, por outro lado, desafios específicos em ciência, tecnologia, pesquisas e formação para esses novos tempos e novos dispositivos de cuidados.

Assim, nós, abaixo assinados, manifestamos nosso total compromisso com a continuidade do processo de Reforma Psiquiátrica, entendendo-a como uma política pública e uma bandeira que é parte fundamental de uma agenda cidadã mais ampla para todos os brasileiros.

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2006.

1 - Adelia P. Tavares
2 - Adriana Carla Lima Silva
3 - Adriana Gaudêncio
4 - Adriane Marquisini
5 - Adriano Marcio Rocon
6 - Afonso Teixeira dos Reis
7 - Alan Teixeira Lima
8 - Aldine Marinho da Silva
9 - Alex Reineche de Alverga
10 - Alexandre da Silva Bispo
11 - Alexandre Magno Teixeira de Carvalho
12 - Aléxia Luciana Ferreira
13 - Alice G. Bottaro Oliveira
14 - Alícia Navarro
15 - Alzira Jorge
16 - Amanda S. Gonçalves
17 - Ana Carolina Azevedo
18 - Ana Claudia Borja Ribeiro Lima
19 - Ana Ester Maria Melo Moreira
20 - Ana Helena Bonfim
21 - Ana Lúcia Machado
22 - Ana Lúcia Shilke
23 - Ana Maria Ragazzi
24 - Ana Mercês Bahia Bock
25 - Ana Paula Freitas Guljor
26 - Ana Paula Guitton
27 - Ana Paula R. C. de Paiva
28 - Ana Paula Silva Cavalcante
29 - Ana Paula Tibulo
30 - Analice Lacerda de Souza
31 - Anamaria Wanderley Fuga
32 - Anderson Nunes Pinto
33 - Ândrea Cardoso de Souza
34 - Andréa Araújo Ribeiro
35 - Andréa Campos Romanholi
36 - Andréa da Luz Carvalho
37 - Andrea S. Andrade
38 - Andréia Garbin
39 - Angela Maria Mendonça
40 - Ângela Vieira da Silva
41 - Angelita dos S. Nascimento
42 - Antonia Rogéria Furegato
43 - Antonio Ivo de Carvalho
44 - Antonio Severino
45 - Ariadna Patrícia Alvarez
46 - Ariane Brum de Carvalho
47 - Ariane Machado Palma
48 - Arlete Maria Moreira do Amaral
49 - Bárbara Assumpção
50 - Bárbara Barbosa Nepomuceno
51 - Bárbara Miranda
52 - Bento Gonçalves da Silva
53 - Bernadete Maria Dalmolin
54 - Bianca Soliani Bittencourt
55 - Bibiana Palmeiro
56 - Bruna de Souza Teixeira
57 - Bruno Abreu Gomes
58 - Bruno Bechara
59 - Camila de Oliveira Pereira
60 - Camila Furlaneti Borges
61 - Camilla M. de Oliveira
62 - Carla Bezerra
63 - Carla Cabral Gomes Carneiro
64 - Carla R. Couto
65 - Carmelita Magalhães Nunes
66 - Carolina Helena Moraes Sambini
67 - Caroline Aparecida de Rosa
68 - Caroline Faria
69 - Caroline Rosa
70 - Caroline Silva Menezes
71 - Cássia Pereira das Chagas
72 - Catarina Beatriz S. C. Pessanha
73 - Catarina M. Dahl
74 - Cecília Fiorotti
75 - Celeiseana Dantas Santos
76 - Célia Jorgina da Silva
77 - Celina Dias e Santos Lazzaro
78 - Chislei Bruschi Loureiro
79 - Christiane Magalhães
80 - Cláudia da Costa Leite Reis
81 - Claudia Mara de Melo Tavares
82 - Cláudia Regina Pereira
83 - Claudia Simões Carvalho
84 - Claudia Tallemlung
85 - Claudia Thiago Rayon
86 - Claudio Maielovitch Henriques
87 - Clécida Mara N. Rebouças
88 - Cornelis Ivan Straler
89 - Cristiane Galindo
90 - Cristiane Lourenço Ribeiro
91 - Cristina Amélia Luzio
92 - Cristina Pandjiarjian
93 - Cristina Pndjiarjian
94 - Dalnei Minulli Delevail
95 - Daniel Elis
96 - Daniel Lima
97 - Daniela Cristina Belchior Mota
98 - Dário Pasche
99 - Deise Cardoso Nunes
100 - Denise Fonseca
101 - Denise Mercadante
102 - Dulce Maria de Castro
103 - Edilma Lúcia C. de Oliveira
104 - Edmar Oliveira
105 - Eduardo Augusto Guidolin
106 - Eduardo Mourão Vasconcelos
107 - Elaine S. Amorim Savi
108 - Elda G. Machado
109 - Eliane França Sabiesiak Moretto
110 - Elisabete F. Marigal
111 - Elisângela Ferreira Lima
112 - Elizama C. Vasconcelos
113 - Ellen Cristina Ricci
114 - Emanoel José B. Lima
115 - Emanuela M. Amorim
116 - Erasmo Miessa Ruiz
117 - Erinaldo Nicácio
118 - Ethiene Maria
119 - Ethna Thaisse Unbehaun
120 - Eucenir Fredini Rocha
121 - Fabiana Nunes Merlay – Silva
122 - Fabio Lucas dos Santos Chagas
123 - Fabíola Lemos de Siqueira
124 - Fátima B. Oliveira Michelle
125 - Fátima C. Oliver
126 - Fátima Cristina Alves de Araújo
127 - Felipe Silveira da Costa
128 - Felix J. Rosenberg
129 - Fernanda Nicácio
130 - Fernanda Ratto de Lima
131 - Fernando César Faria Goulart
132 - Flávia Guedes Lucio
133 - Flavia Helena Freire
134 - Flávia Hermes
135 - Flavia Mendes de Oliveira
136 - Flavio Gameiro
137 - Fórum Permanente de Saúde Mental – MT
138 - Gabriela R. B. de Andrade
139 - Gabriela Serraly
140 - Gastão Wagner Sousa Campos
141 - Geo Britto
142 - Geysa Azevedo Müller
143 - Giovani Gurgel Aciole
144 - Giselle Golh
145 - Gisleine Scatena Brançam
146 - Gloria da Silva Nascimento
147 - Grasieli Lengadi
148 - Guiomar M. da Silva
149 - Helen Barbosa dos Santos
150 - Helen de Abreu Oliveira
151 - Hélène Laperrière
152 - Heloisa Elaine Santos
153 - Henio Braga Jr.
154 - Henrique Gheno Zilli
155 - Homero C. R. S. Filho
156 - Igor F. L. Aytoza
157 - Ingrid Jann
158 - Ingrid Vieira Guimarães Ferreri
159 - Ivan Carpes Barros Cassal
160 - Ivan França Junior
161 - Izabel Cristina Friche Passos
162 - Izabel Silva Camaressi
163 - Izaura Cunha de Brito
164 - Jaqueline Bergman
165 - Jeane Maria Lacerda de Araújo Couto
166 - Joacy Leopoldino Fonseca
167 - Joana Thiessen
168 - João Ferreira da Silva Filho
169 - Jonses Nunes Júnior
170 - José Carlos Barbosa
171 - José Jackson Coelho Sampaio
172 - José Maria de Castro
173 - José Paulo Vicente da Silva
174 - José R. Carvalheiro
175 - José Roberto da Silva
176 - Julia M. Pescarini
177 - Juliana Cardoso Nascimento
178 - Juliana Szreider
179 - Julio Cesar Pegado Bordignon
180 - Jussara Valladares
181 - Karen Santos de Oliveira
182 - Karine da Fonseca Porto
183 - Karine Lambry
184 - Károl Veiga Cabral
184 - Kátia Machado
185 - Katia Muniz Anerdi
186 - Kelen Gomes Ribeiro
187 - Kelly Adriane de Campos
188 - Lalita Paiva Santos
189 - Larissa Arbués Carneiro
190 - Lauren Beltrão Gomes
191 - Leandra Brasil da Cruz
192 - Lêda Maria Nascimento
193 - Leila Vianna dos Reis
194 - Léo Barbosa Nepomuceno
195 - Liamar Aparecida Santos
196 - Lilian Miranda
197 - Liliana Luz Kiramoto
198 - Liliane Mendes
199 - Liriane Motta
200 - Lísia Wheatley
201 - Livia Lopes Menescal
202 - Lívia Passos Lima
203 - Lizete R. Vaz
204 - Lucia Cristina dos Santos Rosa
205 - Luciana Melgaço
206 - Luciana Bortolanza
207 - Luciana de Almeida Colvero
208 - Luciana Dea Colvero
209 - Luciana Elis
210 - Luciana Melgaço
211 - Luciano B. Gomes
212 - Lucrecia Paula Corbella Castelo Branco
213 - Lucyla Paes Landim
214 - Ludmilde Vieira Batuta
215 - Ludmilla Moraes Oliveira Sousa
216 - Luis Carlos Lima
217 - Luis Claudio Guimarães
218 - Luís Fernando F. Tófoli
219 - Luiz Antônio Neves
220 - Luiz Erilberto Daiello
221 - Luiz Henrique de Sá
222 - Luiz Odorico M. de Andrade
223 - Luiza dos Santos Pereira
224 - Lygia Maria França Pereira
225 - Madel Luz
226 - Magda Dimenstein
227 - Mara L. de T. Bergs
228 - Marcela Alves de Abreu
229 - Marcela Cunha
230 - Márcia Amaral Lopes Cunha
231 - Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira
232 - Márcia Fausto
233 - Marcia Guerreiro
234 - Márcia Ogata
235 - Marcia Schmidt de Andrade
236 - Márcia V. G. C. Morosini
237 - Marcio Alexandre F. Azevedo
238 - Márcio Amaral Belloc
239 - Marcio F. Azevedo
240 - Marco Aurélio Soares Jorge
241 - Marcos Ferreira de Oliveira
242 - Margareth Garcia
243 - Maria Alberto
244 - Maria Alice Alecrim Ferreira
245 - Maria Aline Gomes Barboza
246 - Maria Angélica Spinelli
247 - Maria Aparecida Conti
248 - Maria Betânia Oliveira Gama
249 - Maria Carolina P. Meirelles
250 - Maria Cecília Carvalho
251 - Maria Cristina C. L. Hoffmann
252 - Maria Cristina Carvalho da Silva
253 - Maria Cristina Hoffman
254 - Maria Cristina Ventura Couto
255 - Maria da Anunciação Silva
256 - Maria da Conceição de Alvim
257 - Maria das Graças F. de Santana
258 - Maria das Graças Garcia Salesino
259 - Maria de Betania Garcia Chaves
260 - Maria de Fátima Lago Garcia
261 - Maria Denise Vieira Seron
262 - Maria do Espírito Santo
263 - Maria do Socorro F. Machado
264 - Maria Gabriela Godoy
265 - Maria Helena Couto
266 - Maria Helena Medeiros
267 - Maria José Medina Bento
268 - Maria Liana Faria
269 - Maria Lúcia S. Bueno
270 - Maria Luiza Medeiros
271 - Maria Luiza Timóteo
272 - Maria Luiza Venâncio
273 - Maria Silvana Maia
274 - Maria Stela Bolkivski
275 - Maria Stella B. Goulart
276 - Maria Teodora Rufino
277 - Maria Teresa Habib
278 - Maria Teresa Habib
279 - Maria Theresa Santos
280 - Maria Valéria Costa Correta
281 - Mariana Fonseca Paes
282 - Mariana Lima Nogueira
283 - Mariestela Stamm
284 - Marília Bense Othero
285 - Marilia Fontoura
286 - Marilia Stanzani
287 - Marina Saraiva Vidal
288 - Mario Chavero
289 - Mario Dal Paz
290 - Marisa Cambraia
291 - Marisia Oliveira da Silva
292 - Marta Pimenta Velloso
293 - Martha Helena Oliveira Noal
294 - Martha Oliveira de Moraes
295 - Martinho Braga Batista e Silva
296 - Maximiliano L. P. de Souza
297 - Melissa Marsden
298 - Mércia de Melo
299 - Michelly Laurita Wiesc
300 - Miguel Murat Vasconcellos
301 - Miriam de Figueiró
302 - Miriam Mattos
303 - Mirtho Carminati
304 - Moema Belloni Schmidt
305 - Mônia Alencar Sonia Fleury
306 - Mônica Lima de Jesus
307 - Mônica Nunes
308 - Mônica Pinto do Carmo
309 - Mônica Rangel
310 - Mônica Soares da Fonseca
311 - Nacile Daud Junior
312 - Nadja Cristiane Lappam Botti
313 - Naomar Almeida Filho
314 - Nathalia Cardoso de Castro
315 - Nathalia Vidigal Furtado
316 - Neide da Cruz
317 - Neli Maria Castro de Almeida
318 - Neuza Márcia Nogueira Moysés
319 - Nilcilene Maximiano
320 - Nilza de Oliveira
321 - Oscar Pellegrini
322 - Pablo Yuri Raiol Santana
323 - Patrícia Albuquerque
324 - Patrícia Figueira de Marques
325 - Patrícia Garcia de Souza
326 - Patrícia Gomes
327 - Patricia Ludmila Barbosa de Melo
328 - Patricia Malta Pulo
329 - Paula C. M. Vianna
330 - Paula Carolina Gans
331 - Paula Cerqueira
332 - Paulo Amarante
333 - Paulo Arantes de Oliveira
334 - Pedro Gabriel Delgado
335 - Pedro Montaldi
336 - Pilar Belmonte
337 - Polyana de Azevedo Ferrari
338 - Priscila Azevedo Souza
339 - Rafaela Alves Pacheco
340 - Ramon Baridó Navarro Lins
341 - Raquel Daione Batista
342 - Regina Benevides de Barros
343 - Regina Esther
344 - Rejane R. Mocinho
345 - Renata Bastos
346 - Renata Bedran
347 - Renata Corrêa Britto
348 - Renata F. Pegoraro
349 - Renata Ferreira Cerqueira
350 - Renata Mendes da Silva
351 - Renata Ruiz Calicchio
352 - Renata Sá
353 - Renata Vetere
354 - Reneide Rodrigos Passos
355 - Ricardo Peret
356 - Rita Célia
357 - Rita de Cássia Astolfi
358 - Roberta Barzadi
359 - Roberta Gondim
360 - Roberta Teresinha da Rocha Mayer
361 - Roberto Bi Hurcol
362 - Roberto Fucks
363 - Rosa Lúcia Trindade
364 - Rosana Onocko Campos
365 - Rosâne Mello
366 - Rosângela Cecim Albrui
367 - Rosângela Ferreira Carneiro
368 - Roseni Pinheiro
369 - Rosicler Di Lorenzo
370 - Pâmela Soraya Gomes de Oliveira
371 - Sandra Fogaça Rosa Ribeiro
372 - Sandra Maria do Amaral Chaves
373 - Sandra Maria Rickmann Lobato
374 - Sandra Regina Guedes Pacheco
375 - Sandra Tenório
376 - Sérgio Alarcon
377 - Sérgio Almeida Silva
378 - Sheila de Souza Vieira
379 - Shula Ramon
380 - Silma Tajé
381 - Silvana Borges
382 - Silvia Maria Garrido Perez
383 - Silvio Yasui
384 - Simone Delgado
385 - Simone Maineri Paulon
386 - Simone Ramalho
387 - Sônia Barros
388 - Sônia M. M. Lessa
389 - Sonia Maria de Jesus
390 - Soraya Diniz Rosa
391 - Sueli Cavalcante de Sousa
392 - Suely Gentil
393 - Taís Veronica M. Cardoso
394 - Talita B. P. de Araújo
395 - Talita Barros P. de Araújo
396 - Tamiella Carvalho Mendes
397 - Tânia Kolker
398 - Tarcísio Soares Borges Filho
399 - Tatiana Marteius Terragno
400 - Tatiana Raminger
401 - Tatiana Vargas de Faria Baptista
402 - Tatiane Patrícia Souza da Silva
403 - Thaís Soboslai
404 - Thomas Josué da Silva
405 - Ticiana Mesquita
406 - Valcler R. Fernandes
407 - Vanessa Barreto Fassheber
408 - Vanessa Gomes da Silva
409 - Vanessa M. Pereira
410 - Vania Batista
411 - Vanusa Maria Tomé Bandeira de Sousa
412 - Vera Lúcia Jasmineiro
413 - Vera Lúcia Sobral Resende
414 - Vera Regina Miguelote
415 - Vera Trentin
416 - Vetmicia Teixiera Costa
417 - Vicente Faleiros
418 - Wagner de Jesus Martins
419 - Wagner Y. Oda
420 - Walderez Aparecida Sabino de Souza
421 - Walsla Guerra
422 - Walter Ferreira de Oliveira
423 - Wanice S. M. Quialeiro
424 - Yael Geller
425 - Yeda Regina de Souza
426 - Zana G. Botelho
427 - Zenaide Barbosa de Morais Posted by Picasa

2 comentários:

Anônimo disse...

sou signatario desta lista, avante reforma psiquiatrica.
edilson ribeiro de aruajo

Anônimo disse...

A saúde mental agradece. Reforma Psiquiátrica, uma luta de todos nós!

Abraços

Amanda Tundis

amandatundis.blogspot.com