O GLOBO
Enviado por Carlos Alberto Mattos
- 7/8/2007 - 0:09
De floresta para floresta
Esta é a Caboclo Haus, uma casa de caboclo brasileira construída em plena floresta da Baviera (sudeste da Alemanha). Os visitantes podem até pernoitar em redes no seu interior. Eles chegam de bicicleta, a pé ou de trem, e vão se acomodando seja na casa típica da Mongólia, seja na do Vietnã (com o retrato de Ho Chi Minh pendurado na sala principal), da Groenlândia, da Venezuela, dos lenhadores bávaros...
O Parque Nacional da Floresta da Baviera fica na região próxima às fronteiras com a Áustria e a República Tcheca, onde os mísseis capitalistas e comunistas se ameaçavam mutuamente na época da guerra fria. Hoje é um parque germano-tcheco, redescoberto como região "selvagem" onde vivem lobos, ursos e outros animais. Ali dentro existe esse parque temático, com casas construídas segundo padrões ecologicamente corretos. A Caboclo Haus foi inaugurada no mês passado, a propósito da exposição Amazônia Brasil, organizada pela ONG Saúde e Alegria.
Quem nos conta isso é o documentarista Aurélio Michiles, autor das fotos acima e curador da mostra de docs que está sendo exibida no auditório do parque. Apresentada em julho, a programação inicia hoje uma reprise, que vai até o dia 14. Michiles selecionou filmes que pudessem provocar "descobertas e identificações com um mundo aparentemente estranho, mas que traz nele próprio a nossa existência como habitantes de um mesmo lugar: o planeta Terra".
Na mostra Amazon Forest in Bavarian Forest, os alemães estão tendo a oportunidade de assistir a clássicos (Iracema, de Bodanzky/Senna, produzido originalmente para a TV alemã), novos (Histórias do Rio Negro, de Luciano Cury, e Invisíveis Prazeres Cotidianos, de Jorane Castro), filmes feitos por índios (Das Crianças Ikpeng para o Mundo) e trabalhos do próprio Michiles (Teatro Amazonas, Davi Contra Golias).
E assim as florestas conversam.
Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/docblog/#68645
Nenhum comentário:
Postar um comentário