agosto 04, 2007

Conheça o Centro de Mídia Independente

CMI Edinburgh na Confêrencia do G8.

Sobre o Centro de Mídia Independente
O CMI Brasil é uma rede de produtores e produtoras independentes de mídia que busca oferecer ao público informação alternativa e crítica de qualidade que contribua para a construção de uma sociedade livre, igualitária e que respeite o meio ambiente.

O CMI Brasil quer dar voz à quem não têm voz constituindo uma alternativa consistente à mídia empresarial que frequentemente distorce fatos e apresenta interpretações de acordo com os interesses das elites econômicas, sociais e culturais.

A ênfase da cobertura é sobre os movimentos sociais, particularmente, sobre os movimentos de ação direta (os "novos movimentos") e sobre as políticas às quais se opõem.

A estrutura do site na internet permite que qualquer pessoa disponibilize textos, vídeos, sons e imagens tornando-se um meio democrático e descentralizado de difusão de informações.

Participe

O que é o Centro de Mídia Independente?

O Centro de Mídia Independente é uma rede internacional de produtores e produtoras independentes de mídia preocupados(as) e comprometidos(as) com a construção de uma sociedade livre, igualitária e que respeite o meio ambiente. Ele foi criado originalmente em Seattle como uma forma alternativa de cobrir os eventos que levaram ao malogro do "Encontro do Milênio" da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Novembro de 1999. A idéia era de ter um site na Internet que recebesse e armazenasse, vídeos, imagens, sons e textos que poderiam ser publicados e reproduzidos sem copyright por qualquer pessoa ou qualquer órgão de mídia independente sem fins comerciais. O que era um site de jornalistas independentes tornou-se também um site em que os e as próprios(as) manifestantes se faziam ouvir. Elas e eles começaram a publicar suas histórias e disponibilizar as imagens de vídeo, os sons e entrevistas que essas mesmas pessoas tinham produzido. À medida que os protestos "antiglobalização" foram se espalhando, Centros de Mídia Independente foram sendo criados em toda a parte onde os "novos movimentos" eclodiam. Atualmente existem mais de cem Centros de Mídia Independente em mais de trinta países, em todos os continentes. O Centro de Mídia Independente do Brasil nasceu como desdobramento da organização do movimento antiglobalização em São Paulo que havia promovido um protesto no dia 26 de Setembro de 2000 (S26) quando se reuniram em Praga, o FMI e o Banco Mundial. Em dezembro de 2000, o site do Centro de Mídia Independente do Brasil foi ao ar e, desde então, tem se esforçado para "cobrir" eventos ligados à luta social. O Centro de Mídia Independente é um projeto sem fins comerciais totalmente feito por voluntárias e voluntários.

Como se organiza o Centro de Mídia Independente no Brasil?

Cerca de um ano depois que o coletivo de São Paulo se formou, novos grupos começaram a se voluntariar para constituírem coletivos editoriais em suas cidades. Hoje já existem coletivos articulados em diversas cidades, as quais encontram-se listadas abaixo. Cada coletivo desenvolve projetos locais e todos eles, coletivamente, participam da gestão do site. Todos os coletivos se organizam de forma não hierárquica e têm o compromisso de aceitar os princípios e a política editorial. Para se constituir formalmente, cada coletivo precisa de pelo menos cinco voluntários e voluntárias, sendo pelo menos uma dessas pessoas capacitada tecnicamente em informática (ou com disposição de aprender). No entanto, qualquer grupo menor ou pessoa pode contribuir participando dos diversos projetos.

Quais são os projetos do Centro de Mídia Independente?

O Centro de Mídia Independente tem muitos projetos. Em primeiro lugar, há o site que pretende ser, não um projeto exclusivamente ligado à Internet, mas uma ponte entre a alta tecnologia (Internet) e as tecnologias tradicionais de mídia (principalmente rádio e jornal). A idéia é aliar as possibilidades técnicas da Internet à difusão de informações por meios tradicionais. Assim, por exemplo, são armazenados arquivos de áudio no site que são depois veiculados em rádios livres e comunitárias; alguns coletivos da rede CMI Brasil também elaboram boletins de notícias que são enviados para rádios que o utilizam como base para noticiários radiofônicos comunitários. O mesmo procedimento é utilizado na elaboração de jornais tradicionais, como o "Ação Direta", ou jornais-poste como o "CMI na Rua" e "O POSTe". Os Centros de Mídia Independente também produzem periodicamente documentários. Alguns dos vídeos produzidos pela rede CMI Brasil foram "Não começou em Seattle, não vai terminar em Québec" (sobre protestos contra a ALCA em São Paulo), "Anita Garibaldi" (sobre a maior ocupação urbana do Brasil) e "Repórteres Populares" (sobre a formação de repórteres em movimentos sociais).

Como você pode participar

Você pode ajudar de várias maneiras dependendo da sua capacidade e da sua disponibilidade de tempo. Você pode apenas ser uma contribuidora ou contribuidor eventual, publicando de tempos em tempos artigos no site. Se você gosta de escrever e quer fazer reportagens investigativas e cobertura de eventos, você pode participar dos coletivos editoriais e de difusão. Você pode também ajudar com traduções periódicas. O Centro de Mídia Independente é uma rede mundial que produz uma grande quantidade de boas matérias e precisamos periodicamente de tradutoras e tradutores, tanto de línguas estrangeiras para o português, como do português para línguas estrangeiras. Se você entende um pouco de informática (sabe o que é um script, conhece PHP, Linux e coisas enigmáticas desse tipo), você pode oferecer auxílio técnico na manutenção do site e no desenvolvimento do software que utilizamos (chamado "Mir"). Você também pode se envolver com quaisquer dos projetos existentes ou ainda criar um novo.

Além disso, você pode entrar em contato diretamente com os coletivos locais já formados:

Em Belo Horizonte, escreva para bh@midiaindependente.org.
Em Brasília, escreva para brasilia@midiaindependente.org.
Em Campinas, escreva para campinas@midiaindependente.org ou acesse a página do coletivo de Campinas.
Em Caxias do Sul (RS), escreva para caxias@midiaindependente.org.
Em Florianópolis, escreva para floripa@midiaindependente.org.
Em Fortaleza, escreva para fortaleza@midiaindependente.org ou acesse a página do coletivo de Fortaleza.
Em Goiânia, escreva para goiania@midiaindependente.org ou participe da reunião local.
Em Joinville, escreva para joinville@midiaindependente.org
Em Porto Alegre, escreva para poa@midiaindependente.org ou cadastre seu endereço de email para receber os boletins eletrônicos enviados pelo coletivo.
No Rio de Janeiro, escreva para rio@midiaindependente.org.
Em Salvador, escreva para ssa@midiaindependente.org ou participe da reunião local que acontece todos os sábados, às 14h no Quilombo Cecília, rua do Passo, número 37, Pelourinho. Sendo que todo primeiro sábado do mês a reunião é itinerante e o local é divulgado na nossa lista.
E em São Paulo, escreva para saopaulo@midiaindependente.org ou acesse a página do coletivo de São Paulo.

Em outras cidades, escreva para voluntarios@midiaindependente.org ou entre em contato com os novos coletivos, caso haja algum se formando na sua região:

CMI ABC (SP): abc@midiaindependente.org
CMI Aracaju (SE): aracaju@midiaindependente.org
CMI Balneário Camboriú e Itajaí (SC): bc-itajai@midiaindependente.org
CMI Blumenau (SC): blumenau@midiaindependente.org
CMI Cuiabá (MT): cuiaba@midiaindependente.org
CMI Curitiba (PR): curitiba@midiaindependente.org
CMI Juiz de Fora (MG): juizdefora@midiaindependente.org
CMI Manaus (AM): cmi-manaus@lists.indymedia.org
CMI Ourinhos (SP): ourinhos@midiaindependente.org
CMI Pan-Amazônico :cmi-pan-amazonico@lists.indymedia.org
CMI Recife (PE): recife@midiaindependente.org
CMI São José dos Campos (SP): saojose@midiaindependente.org
CMI São Luís (MA): saoluis@midiaindependente.org
CMI Vitória (ES): vitoria@midiaindependente.org

Para participar da lista de discussão da Rede CMI Brasil, cadastre-se em:
http://lists.indymedia.org/mailman/listinfo/cmi-brasil

(Essa lista é utilizada exclusivamente para discutir assuntos relativos ao Centro de Mídia Independente.)

Para participar da lista de tradução de outras línguas para o português, e vice-versa, cadastre-se em:
http://lists.indymedia.org/mailman/listinfo/www-pt

Para participar das listas dos grupos de trabalho do CMI Brasil, cadastre-se clicando nos assuntos que lhe interessar: Áudio, Auxílio técnico, Boletim eletrônico de notícias, Fotografia, Impressos, Vídeo.
Ou cadastre-se nas listas de discussão locais.

Listas dos coletivos da Rede CMI Brasil: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Caxias do Sul, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Listas dos coletivos em formação: ABC, Aracaju, Balneário Camboriú e Itajaí, Blumenau, Cuiabá, Curitiba, Juiz de Fora, Manaus, Ourinhos, Pan-Amazônico, Recife, São José dos Campos, São Luís e Vitória.

CMIs

www.indymedia.org

Projetos da Rede Global
impressorádiotv (newsreal)vídeo

Tópicos
biotecnologia

África
áfrica do sul
ambazônia
estreito de gibraltar
ilhas canárias

nigéria

quênia


América Latina
argentina
bolívia
brasil
chiapas (mex)

chile
chile, sul
colômbia
equador
méxico
peru

porto rico

qollasuyu (bol)
rosário (arg)
santiago (chi)

tijuana (mex)

uruguai

valparaíso (chi)


América do Norte
Canadá
hamilton
maritimes
montreal
ontário

ottawa
quebec

thunder bay

vancouver
victoria
windsor

winnipeg
estados unidos
arizona
arkansas
atlanta
austin
baía de são francisco

baía de tampa

baltimore

binghamton
boston
búfalo
carolina do norte
charlottesville
chicago
cleveland
colorado

columbo

danbury, ct

estados unidos
filadélfia

hampton roads, va

havaí
houston
hudson mohawk

idaho
illinois, sul

ítaca
kansas city

los angeles

madison
maine
massachusetts, oeste

miami

michigan

milwaukee

mineápolis/st. paul

nova hampshire
nova iorque

nova jérsei

nova orleans
novo méxico
oklahoma
omaha
pittsburgh
portland

richmond
rochester
rogue valley

saint louis
san diego
santa bárbara
santa cruz, ca
são francisco
seattle
tallahassee
tennessee
texas, norte
urbana-champaign
utah
vermont
washington, dc
worcester

Ásia
burma
índia
jacarta (ins)
japão
manila (fil)
mumbai (ind)
quezon (fil)


Europa
alemanha
alicante (esp)
andorra

antuérpia (bel)
armênia
atenas (gre)

áustria
barcelona (esp)
bélgica
belgrado (scg)
bielorrússia

bristol (ing)
bulgária
chipre

croácia

escócia

estreito de gibraltar
euskal herria/país basco
flandres ocidental (bel)
flandres oriental (bel)
galiza

grenoble (fra)

holanda
hungria
irlanda
istambul (tur)
itália
la plana (esp)l
iege (bel)

lille (fra)

madri (esp)
malta
marselha (fra)

nantes (fra)

nice (fra)
noruega
paris/ilha-de-frança (fra)

polônia
portugal
reino unido
romênia

rússia
suécia
suíça
tessalônica (gre)

toulouse (fra)

ucrânia

valência

Oceania

adelaide (aus)
aotearoa/nova zelândia
brisbane (aus)
burma
darwin (aus)
jacarta (ins)
manila (fil)
melbourne (aus)
oceania
perth (aus)
quezon (fil)

sydney (aus)


Oriente Médio
armênia
beirute (lin)
israel
palestina
http://www.indymedia.org/

Processo
discussão

faq da indymedia
fbi/situação legallistas de discussão
processo & docs
técnico
voluntários

Nenhum comentário: