agosto 28, 2007

Silvio Tendler leva Milton Santos para as telas de cinema

Milton Santos - PubliFolha
Estamos lançando o novíssimo filme de Silvio Tendler: Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá. A estréia nacional será dia 17 de agosto, nas seguintes cidades: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

O filme aborda a globalização sob a perspectiva do mundo subdesenvolvido. Tem como base entrevista com o geógrafo Mílton Santos, feita em janeiro de 2001. Mílton Santos é um dos principais expoentes do pensamento crítico brasileiro do século XX. Suas análises são, sobretudo, aulas de cidadania.

Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá venceu, em 2006, Festival de Brasília na categoria Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular. O que revela a popularidade do filme de Sílvio, sempre direto e objetivo, mas sem perder de vista a profundidade e importância dos temas.

Daí estarmos neste momento nos dirigindo a entidades e formadores de opinião. O objetivo é debater, no contexto globalizado da contemporaneidade, outras possibilidades de realização de sociedades com especificidades como a brasileira.

Acreditamos que, por meio de encontros, correio eletrônico, Pontos de Cultura, universidades e associações, seja possível romper a barreira cultural imposta pelo cinema americano.

Nosso desejo é que este filme e o pensamento do professor Milton Santos sejam vistos, lidos e discutidos pelo maior número de pessoas possível. Queremos estimular ampla discussão em torno de outro projeto para a sociedade brasileira: mais autônomo dos interesses hegemônicos, mais próximo de nossos interesses particulares. Afinal, era isso que Milton Santos nos convidava a fazer.

Contamos com seu apoio.
Martha Twice
Produtora

CALIBAN PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS
55-21-2508-6871 / 55-21-9478-6674
producao@caliban.com.br http://www.caliban.com.br/

Nenhum comentário: