agosto 09, 2007

Psicanálise com Crianças: Intervenção Precoce

Arte de Pieter Bruegel - Children's Game, 1560

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
HOSPITAL SÃO ZACHARIAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: INTERVENÇÃO PRECOCE

ATIVIDADE PREPARATÓRIA

AULAS ABERTAS

1 - Dia 11 de agosto

9:30 – Psicanálise e Educação: O fracasso escolar e a inibição intelectual

MESA:

• Ruth Helena P. Cohen, psicóloga (CRP 05-4493) e psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela UFRJ, professora Adjunta da UFRJ e da Pós-graduação do Instituto de Psicologia da UFRJ. Pesquisadora/ professara do NIPIAC - pós-graduação, IP/UFRJ e psicanalista da EBP – Rio. Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

• Rosane Melo, psicóloga (CRP 05-15084) e psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela UFRJ, Professora da pos graduação da UNI-IBMR, membro do Colegiado de FCCL-RJ, Membro da EPFCL, Comissão de Gestão da EPFCL-Brasil (2006-2008).

• Glória Justo Martins (Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ; Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano; Coordenadora de Cartéis da EPFCL-Fórum Rio; Membro de Formações Clinicas do Campo Lacaniano-Rio.

• Luiza Mendes Rubim (Mestre em Psicologia pela UFRJ; Psicóloga responsável pelo projeto Sexualidade e Saúde - Colégio A. Liessin Scholem Aleichem; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CLINP -Clínica Psicanalítica- do PPGP/UFRJ; Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e a Adolescência Contemporâneas-NIPIAC).

2 - Dia 14 de agosto – AULA DE ABERTURA DA TURMA 2007 – II

14:00 - A Clínica com Crianças: do que se trata?

MESA:

• Ruth Helena P. Cohen, psicóloga (CRP 05-4493) e psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela UFRJ, professora Adjunta da UFRJ e da Pós-graduação do Instituto de Psicologia da UFRJ. Pesquisadora/ professara do NIPIAC - pós-graduação, IP/UFRJ e psicanalista da EBP – Rio. Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

• Jeanne Marie Leers Costa Ribeiro, mestre em teoria psicanalítica pela UFRJ, psicanalista, psicóloga (CRP 05-2724) do Núcleo de Atenção Intensiva à Criança Autista e Psicótica, NAICAP - Instituto Philippe Pinel (1992 – 2003). Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

• Lucia Maria de Freitas Perez, psicóloga (CRP 05 - 6363), psicanalista, mestre e doutora em psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria, IPUB/UFRJ, professora do IPUB/UFRJ, UNESA, FAMATH e UNIG, membro do Corpo Freudiano

• Maria Inês Lamy, psicanalista, mestre em Psicologia pela PUC-RJ, membro da Seção Rio da Escola Brasileira de Psicanálise, EBP - ECF, psicóloga (CRP: 05 – 2881) e supervisora de estágio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

• Rossano Cabral Lima, médico psiquiatra infantil (CRM. 52 – 61536.4), mestre e doutorando em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ.

• Isidoro Eduardo Americano do Brasil, médico psiquiatra, psiquiatra infantil (CRM. 52-19620. 4), doutor em ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, professor da UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto, psicanalista e Presidente da Escola Brasileira de Psicanálise, Movimento Freudiano. Chefe do Serviço de Psicanálise em Atenção a Infância do HSZ. Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ

INSCRIÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2244.2698

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
MATRÍCULAS ABERTAS – Início em Agosto

APRESENTAÇÃO

O Curso de especialização lato sensu Psicanálise com Crianças: Intervenção Precoce é uma iniciativa do Hospital São Zacharias da Santa Casa da Misericórdia. Destaca-se por introduzir na área de Psicologia Hospitalar a psicanálise de forma sistemática e acadêmica, em articulação com atividade dedicada exclusivamente à prática clinica com crianças, introduzida no hospital com a criação do SEPAI - Serviço de Psicanálise em Atenção a Infância. Desta forma, a Santa Casa mantém a tradição e o pioneirismo de dedicação integral à infância. O Serviço de Psicanálise tem em seus quadros psicólogos, médicos e psicanalistas com formação acadêmica voltada para a pesquisa e investigação sobre a teoria, a técnica e a clínica com crianças, além da articulação de pontos de contato e conexão da psicanálise com outros campos do saber.

O Curso (CPC) além de oferecer disciplinas teóricas, oferece também ao aluno estágio clínico através do SEPAI, supervisão semanal e seminários clínicos, quando os casos atendidos pelos alunos são rica e detalhadamente debatidos, para aprofundamento e articulação da teoria com a prática.

OBJETIVO
Tem por objetivo no campo da psicologia formar profissionais especializados em teoria psicanalítica, com foco na clínica com crianças e adolescentes, oportunizando:

- O aprofundamento de conhecimentos através de aulas teóricas e seminários;

- O diálogo multidisciplinar com os diferentes campos do saber que têm como objeto de investigação e teorização a infância e a adolescência;

- A prática clínica para alunos autorizados;

- A teorização e o debate sobre a clínica psicanalítica através de supervisões e seminários que coloquem em questão os casos clínicos atendidos no hospital pelos alunos, bem como os casos clássicos da literatura.

- O desenvolvimento e o aprimoramento da escrita para a elaboração de artigos;- A elaboração de monografia (obrigatória) de conclusão do curso.

PÚBLICO ALVO
Psicólogos, médicos, e outros profissionais da infância.

DATA DE INÍCIO DE NOVA TURMA: 17 de agosto de 2007

CARGA HORÁRIA
520 horas aula

TEMPO DE DURAÇÃO
3 semestres

PROGRAMA

Constituição Subjetiva, Afetividade e Corporeidade
Visa a partir de Freud uma contextualização histórica das correntes fundamentais da psicanálise. Objetiva apresentar a contribuição de autores que valorizam a dimensão da afetividade e propõem uma concepção transicional da constituição subjetiva, ressaltando a interação dos aspectos intrapsíquicos e interrelacionais de um sujeito humano imbricado a seu ambiente e sua corporeidade, e em que o contato corporal mãe e bebê das relações primárias fornecem as bases fundamentais da experiência subjetiva.

Intervenção Precoce
Introduzir aspectos sobre intervenção precoce com ênfase na relação mãe – bebê, em neonatologia e em estudos de casos.

Clínica do Autismo e Psicose
Apresentar e aprofundar a discussão teórico - clínica sobre o tema do autismo e da psicose na infância.

A Clínica com Crianças
O desenvolvimento teórico com detalhamentos e especificidades da clínica com crianças.

Intervenção Clínica
Apresentar princípios gerais e conceitos que orientam a clínica com crianças a partir de estudo de casos.

Prática clínica supervisionada
Discussão de casos tendo como lugar de elaboração a apresentação e supervisão dos atendimentos realizados pelos alunos no SEPAI – Serviço de Psicanálise em Atenção à Infância.

Psicanálise & Neurociência
Apresentar de modo crítico os princípios do recém constituído campo das “neurociências”, da psiquiatria atual, e os pontos de contato ou afastamento destes com a teoria e clínica psicanalítica. Abordar as categorias nosológicas da psiquiatria, com ênfase na área infanto-juvenil, suas articulações com as novas tecnologias de imagem cerebral, com as ciências do cérebro, e a intensa presença da neurociência no imaginário social contemporâneo.

A Lógica das drogas e psicofármacos
O uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Oferecer noções dos princípios clínicos e éticos que sustentam um uso adequado de psicofármacos, especialmente na faixa etária infanto-juvenil, articulando esse recurso com as demais modalidades terapêuticas, num viés que evite tanto a medicalização excessiva dos casos, quanto a negligência do recurso farmacológico quando esse se mostra útil.

Subjetividade & Contemporaneidade
Desenvolver estudo sobre as mudanças ocorridas na passagem da cultura moderna à cultura contemporânea e os efeitos daí decorrentes nas subjetividades, em especial na infância, com recorte para os chamados novos sintomas: depressão, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do pânico, dependência às drogas, anorexia, bulimia e fracasso escolar.

Inteligência, debilidade e Atraso escolar
Oferecer elementos de compreensão sobre os diversos fatores que contribuem para a inteligência, debilidade e atraso escolar. Articular a relação fracasso escolar e sociedade contemporânea.

O Sujeito da Psicanálise
Apresentar a noção de sujeito da psicanálise, sublinhando a subversão que ela traz às idéias da psicologia e outros saberes do campo das ciências, enfocando a clinica com crianças.

Psicopatologias da fala
Apresentar e discutir as psicopatologias da fala à luz da teoria psicanalítica. Conceituar o sujeito do inconsciente e a constituição subjetiva a partir do discurso do Outro, lugar da linguagem, da criança mergulhada no simbólico.

O Inconsciente e a Pulsão
Apresentar as noções de inconsciente e pulsão enquanto conceitos específicos da teoria psicanalítica que pressupõem a linguagem e a ordem simbólica.Destacar os princípios fundamentais da teoria freudiana com relação a construção da sexualidade e da subjetividade na infância.

Psicopatologia Psicanalítica
Apresentar as diferenças entre Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanalítica e as grandes estruturas clinicas: neurose, psicose e perversão.

A decisão da sexualidade
Apresentar a entrada da criança na diferença sexual e na sexualidade como decisão orientada pela economia de gozo do ser imerso no simbólico, na linguagem. Discutir a conceituação psicanalítica das sexualidades feminina e masculina.

Elementos de Fundamentação da Clínica
Apresentar elementos fundamentais para uma clínica psicanalítica, a partir de uma visão crítica do ensino de Lacan, objetivando a clínica com crianças e adolescentes.

Pesquisa em Psicanálise
Apresentar os percursos para o desenvolvimento de pesquisas no campo psicanalítico, tanto no que envolve prática clínica e a metapsicologia que a embasa, quanto as contribuições deste campo à epistemologia.

COORDENAÇÃO
A coordenação do curso é realizada por Conselho Consultivo composto por:

1- Chefe de Serviço do SEPAI: Dr. Isidoro Eduardo Americano do Brasil
2- Chefe da Clínica do SEPAI: Silas Cabral Bourguignon – Presidente
3- Supervisão Técnica – Dra. Ruth Helena Pinto Cohen
4- Supervisor(es)(as) – Maria Inês Lamy e Jeanne Marie Costa Ribeiro

CORPO DOCENTE

Aline Nogueira Silva
, psicóloga (CRP 04 – 18265). psicanalista, Mestre e doutoranda em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, professora da Pós- graduação em Psicanálise e Cultura da UFJF. Diretora do Corpo Freudiano de Juiz de Fora.

Carlos Eduardo Melo Oliveira, psicólogo(CRP 05-25273), doutor em saúde coletiva pelo IMS/UERJ.

Heloisa Fernandes Caldas Ribeiro, psicóloga (CRP 05- 14189), mestre em Lingüística e doutora em Psicologia pela UFRJ.
Professora convidada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ lotada no Programa de Pós-Graduação de Pesquisa e Clínica em Psicanálise do Instituto de Psicologia. Diretora Geral EBP - Rio e membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).

Isidoro Eduardo Americano do Brasil, médico psiquiatra, psiquiatra infantil (CRM.52-19620.4), doutor em ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, professor da UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto, psicanalista e Presidente da Escola Brasileira de Psicanálise, Movimento Freudiano. Chefe do Serviço de Psicanálise em Atenção a Infância do HSZ. Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

Jaime Araújo Oliveira, médico psiquiatra da Escola Nacional de Saúde Publica - Fio Cruz(CRM 52-21306), mestre em medicina social pelo IMS/UERJ, psicanalista da EBP - Rio

Jeanne Marie Leers Costa Ribeiro, mestre em teoria psicanalítica pela UFRJ, psicanalista, psicóloga (CRP 05-2724) do Núcleo de Atenção Intensiva à Criança Autista e Psicótica, NAICAP - Instituto Philippe Pinel (1992 – 2003). Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

Lucia Maria de Freitas Perez, psicóloga (CRP 05 - 6363), psicanalista, mestre e doutora em psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria, IPUB/UFRJ, professora do IPUB/UFRJ, UNESA, FAMATH e UNIG, membro do Corpo Freudiano.

Marcia Mello de Lima, psicóloga (CRP 05- 2131), doutora em psicologia clínica pela USP. Chefe do Departamento de Psicologia da UERJ. Psicanalista membro da Seção Rio de Janeiro da Escola Brasileira de Psicanálise - Escola do Campo Freudiano (EBP-ECF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ e Coordenadora dos projetos: "O corpo-sintoma", "As conseqüências da pluralização dos Nomes-do-Pai na clínica psicanalítica", e "A conexão psicanálise-arte", neste programa.

Márcia Zucci Psicóloga (CRP 05-2886), psicanalista, mestre em ciências da saúde (IFF-Fiocruz), doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ), membro aderente da EBP-Rio.

Maria Angélica Pisetta, psicóloga (C.R.P 05-21084) e psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRJ, professora do departamento de psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Maria Inês Lamy, psicanalista, mestre em Psicologia pela PUC-RJ, membro da Seção Rio da Escola Brasileira de Psicanálise, EBP - ECF, psicóloga (CRP: 05 – 2881) e supervisora de estágio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

Rosane Melo, psicóloga (CRP 05-15084) e psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela UFRJ, Professora da pos graduação da UNI-IBMR, membro do Colegiado de FCCL-RJ, Membro da EPFCL, Comissão de Gestão da EPFCL-Brasil (2006-2008).

Rossano Cabral Lima, médico psiquiatra infantil(CRM. 52 – 61536.4), mestre e doutorando em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ

Ruth Helena P. Cohen, psicóloga(CRP 05-4493) e psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela UFRJ, professora Adjunta da UFRJ e da Pós-graduação do Instituto de Psicologia da UFRJ. Pesquisadora/ professara do NIPIAC- pós-graduação, IP/UFRJ e psicanalista da EBP – Rio. Membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

Sérgio Cwaigman Prestes, professor convidado, psicanalista, analista membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro, mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), doutor em Psicologia (IP/UFRJ) e psicólogo (CRP:05- 14230) da Secretaria Municipal de Duque de Caxias.

Silas Cabral Bourguignon, psicólogo (CRP: 05-16050) e psicanalista, professor da pos graduação da Universidade Candido Mendes, ex presidente do CEAD – Conselho Estadual Antidrogas (1995 – 1998). Chefe da Clinica do SEPAI e membro do Conselho Consultivo de Coordenação do Curso de especialização Psicanálise com Crianças do HSZ.

DIA(S) E HORÁRIOS DAS AULAS, SUPERVISÃO E ATENDIMENTO CLÍNICO

Sextas-feiras – 15:30 hs às 18:30 hs.
A partir do início da supervisão previsto para segundo semestre: 13:15 hs as 18:15 hs
Sábados - 9:30 às 12:00 hs
Poderá haver aulas em período integral aos sábados
(Horários previamente agendados)

Plantão e Atendimento clínico: será agendado pelo aluno(a) uma manhã ou tarde para esta(s) atividade(s).

Recesso: previsto para Julho e Dezembro/Janeiro

CRITÉRIOS PARA O ATENDIMENTO CLÍNICO SUPERVISIONADO:

1- São realizados durante os dias da semana;
2- No segundo semestre do curso os alunos, o que depende da área de formação, autorizados para o exercício da clínica através de nova entrevista com o supervisor, deverão dedicar parte de uma manhã ou tarde para Atendimento/Plantão no SEPAI;

INSCRIÇÃO
A inscrição deverá ser realizada no Hospital na Coordenação de Assuntos educacionais - CAE pelo candidato ou seu representante legal munido de procuração. A taxa de inscrição só será devolvida em dia previamente agendado, em caso de cancelamento do curso pela Santa Casa – Hospital São Zacarias.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Cópia do Diploma da Graduação (ou declaração de conclusão, indicando que o diploma está em andamento);• Curriculum Vitae;• Documento de identidade e CPF
Os documentos podem ser cópias autenticadas ou cópias com apresentação dos documentos originais.

Obs: Caso eventualmente o candidato não seja selecionado os documentos ficarão disponíveis pelo prazo máximo de 1 (um) mês. Após este prazo os mesmos serão incinerados.

INSCRIÇÃO:
Aberta para turma de agosto de 2007
A inscrição poderá ser feita por outra pessoa por meio de instrumento particular de procuração.A matrícula destina-se aos alunos aprovados na seleção.O aluno cujo curso for custeado por empresa deverá resolver diretamente com a mesma, efetuando o pagamento da mensalidade normalmente.

SELEÇÃO
Análise curricular e entrevista.

INVESTIMENTO

Faça uma consulta sobre financiamento de seu Curso junto a Caixa Econômica Federal.

INSCRIÇÃO
R$180,00(cento e oitenta reais)
O curso poderá ser pago em 18 parcelas da seguinte forma:

As 9 (nove) primeiras de R$365/mês

As 9(nove) últimas de R$385/mês

CERTIFICADO
Para alunos com 75% de freqüência e conceito igual ou superior a BOM

OBSERVAÇÕES
Vaga limitadas


Hospital São Zacarias

Av. Carlos Peixoto 124, Botafogo - Rio de Janeiro (em frente ao Shopping Rio Sul)
Coordenação de Assuntos Educacionais, 5º andar
Horário de funcionamento: 09:00 as 16:00 hs
Telefone: (21) 2244.2698

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