abril 26, 2008

Polícia Militar invade rádio comunitária em Ribeirão Preto sem mandado

Afoxé Orunmilá de Ribeirão Preto

Copyright © Centro Cultural Orunmilá de Ribeirão Preto, 2006

Polícia Militar invade rádio comunitária em Ribeirão Preto sem mandado
Por Dennis de Oliveira [Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008 às 19:53hs]

Na última terça-feira, 22, a Polícia Militar invadiu mais uma rádio comunitária, desta vez na cidade de Ribeirão Preto (SP) – a rádio Orunmilá. Os policiais levaram todos os equipamentos, impedindo que a emissora continuasse transmitindo. A estação funcionava nas dependências do Centro Cultural Orunmila, entidade fundada em 1994 e que desenvolve um dos trabalhos mais interessantes de organização popular com base nas tradições de matriz africana.

A ação da Polícia Militar foi totalmente ilegal. Não havia mandado de busca e apreensão, na havia laudo técnico e muito menos a presença de representantes da Anatel. “O que se encontra em discussão é a liberdade de expressão, a democratização dos meios de comunicação no Brasil, a política oficial para a Comunicação Comunitária, a exclusão sócio-cultural, o racismo e a discriminação existentes no País”, afirma o presidente do C.C. Ornumila, Paulo Pereira de Oliveira.

O presidente do Orunmila ainda afirma que “a rádio Orunmila por sua programação, pela sua gestão democrática e comunitária é considerada por analistas da área como a mais autêntica rádio comunitária do município; seu vínculo com a comunidade, sua abertura aos bairros e vilas populares e sua gestão não comercial fazem seu caráter democrático, popular e comunitário como nenhuma outra”.

O Centro Cultural Orunmila realiza diversas atividades como Curso Pré-Vestibular (Curso "prof. Paulo Dantas da Silva"), oficinas de dança-afro, de capoeira e de percussão. No Carnaval, promove o desfile do Afoxé Omo Orùmilá, colocando mais de trezentas pessoas nos desfiles oficiais organizados pela Prefeitura Municipal. Por força de lei Municipal, o Afoxé Omo Orùnmilá faz a abertura dos desfiles carnavalescos em Ribeirão Preto. Mantém ainda, com oito professores universitários e mestres da cultura negra, o "Curso de Capacitação de Professores e Cidadãos para Aplicação da lei 10.639/03". Seus membros integram os Conselhos Municipais da Cultura e da Emancipação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Participam ainda do Conselho Estadual da Comunidade Negra do Estado de São Paulo

O Orunmilá funciona no bairro do Tanquinho, periferia de Ribeirão Preto e desenvolve o seu trabalho tendo como referência os valores da cosmovisão das tradições de matriz africana não apenas no aspecto religioso, mas como modo de vida, visão de mundo e de agir social e político. Fincado nas tradições do povo Yoruba, a ação do Orunmila não separa cultura de política, pois entende que cultura é uma práxis, isto é, um agir social que necessariamente aponta para olhares em perspectiva. Por isto, o Orunmila é um espaço de confluência de toda a comunidade vitimada pela exclusão social da sociedade racista e machista onde, além da denúncia, são desenvolvidos projetos de educação popular, de valorização das expressões culturais de matriz africana. Esta é a principal razão do Orunmila despertar a ira das elites, principalmente pela sua ousadia de desafiar os valores hegemônicos, inclusive o monopólio dos meios de comunicação.

Para mais informações sobre este episódio e manifestações de apoio:
Endereço: Rua Orunmila, 100 – Ribeirão Preto (SP).
Tel.(16) 3974-7478- (16)9189-0097 e (16) 3021-4853
Site do centro é o www.ornunmila.org.br

Fonte: Revista Fórum em debate

Posted by Picasa

Nenhum comentário: