abril 24, 2008

Moradia assistida (IV)

Manaus e dois dos três serviços públicos de Saúde Mental
Moradia assistida (IV)

Visando a futura ocupação das moradias assistidas, a Terapeuta Ocupacional Márcia Maria Gomes de Souza e equipe estabeleceram atividades estratégicas para os 46 internos-residentes do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. Dividida em etapas, elas foram cuidadosamente trabalhadas no dia-a-dia. Ei-las:

1- Alimentação – com as refeições servidas no pavilhão-residência constituiu-se um novo espaço existencial, diferente dos refeitórios coletivos (que nada lembram a “pocilga” dos anos 1970 em que se alimentavam os internos). Com isso foram desenvolvidas novas formas de sociabilidade, autonomia e independência, que se refletiram na aquisição de habilidades futuramente exigidas pelas rotinas diárias de uma casa, como: varrer, lavar louça, utilizar o fogão (sob supervisão do cuidador) para fazer café, bolinho, fritar ovos etc.

2- Higiene – com a instalação de portas nos banheiros dos quartos do pavilhão-residência, o ambiente pode proporcionar o resgate da privacidade – expropriada pelo modelo manicomial de tratamento – e o desenvolvimento de hábitos de higiene, como fazer a barba, pentear os cabelos, cortar unhas, fazer uso de desodorante, bem como tornar-se responsável pelos cuidados com seus objetos pessoais.

3- Vestuário – a vestimenta padronizada voltou a ser criticada (o Grupo de Agricultura dos anos 1980 comprava roupas próprias);
estimulados, cada interno-residente ganhou roupa e local para guardá-las numa rouparia, com gavetas identificadas com seus nomes, o que lhes garantiu, minimamente, a individualidade, pois apenas os que gozavam de benefícios previdenciários haviam adquirido guarda-roupas próprios. Tal iniciativa evitou a exposição da nudez, tão comum no espaço manicomial.

A conquista de antigas habilidades calou fundo no coração de Márcia Maria e de sua equipe, ao contribuir para por fim a idéia de que o portador de sofrimento psíquico é um desqualificado social, incapaz de convivência social. No próximo artigo, tem mais, muito mais! Até a semana que vem!

Manaus, Abril de 2008.
Rogelio Casado, especialista em Saúde Mental
Pro-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA
www.rogeliocasado.blogspot.com

Nota: Artigo publicado no Caderno Raio-X, do jornal Amazonas em Tempo, onde escrevo às quartas-feiras.

Um comentário:

Aline Gonçalves Silva disse...

Olá Rogelio, tudo bem?
Gostaria muito de trocar algumas idéias com você. Estou dando uma lida nos seus artigos sobre psiquiatria e talvez você possa me ajudar.
Procuro por um desses proejetos Casas assistida para minha mãe, hoje ela está em uma clínica em Ipatinga MG, mas gostaria de ter mais informações sobre esse projeto.
Estou procurando na net, mas até agora o que encontrei foram os seus artigos, que por sinal me ajudaram muito.
Anote meus contatos.
e-mail:linesp22@gmail
MSN: linesp22@hotmail.com
comercial: aline@advduarte.com.br

Aguardo.
Grata,
Aline Gonçalves