abril 25, 2008

Transparência Brasil: Estudos sobre comportamento da imprensa no combate à corrupção

Estudos sobre comportamento da imprensa no combate à corrupção

A Transparência Brasil apresenta quatro estudos sobre a atuação de jornais brasileiros em casos de fortes suspeitas de corrupção. As análises foram feitas a partir de pesquisas na base de dados do Deu no Jornal, projeto da Transparência Brasil que reproduz reportagens sobre corrupção publicadas na imprensa brasileira.

Um dos relatórios analisa a maneira como os jornais brasileiros cobriram casos de compra de votos nas eleições municipais de 2004. Entre outras constatações, conclui-se que os jornais de São Paulo não noticiaram caso algum de compra de votos em cidades paulistas.

Outro tema é a cobertura do escândalo do Detran gaúcho por parte de jornais do Rio Grande do Sul. O estudo indica a importância de a imprensa local se desprender do noticiário nacional e manter a cobertura sobre casos locais de corrupção ainda que o assunto não mais repercuta nacionalmente.

Por outro lado, o noticiário local sobre suspeitas de desvios no governo da Paraíba é tema de outro estudo, que aponta para uma cobertura precária. Sem entrevistar os suspeitos de envolvimento no esquema e sem investir na busca de dados e documentos, os jornais paraibanos deixaram de cumprir sua missão de fiscalizar os governos e de relatar fatos relevantes à sociedade.

O estudo sobre a cobertura de suspeitas de corrupção na preparação aos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro também aponta problemas. A imprensa brasileira não aprofundou as investigações e, como resultado, ainda se mantém a suspeita de desvios de recursos, uma vez que o montante efetivamente utilizado nas obras foi muitas vezes maior que o projetado inicialmente.

O Deu no Jornal é o único sítio de Internet brasileiro em que podem ser acessadas livremente as reportagens sobre corrupção e controle publicadas em mais de 50 jornais e revistas de todas as unidades da federação.

Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em 59 jornais e revistas de todo o país.

Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições.

Conheça a radiografia feita pela Transparência Brasil sobre as finanças dos municípios catarinenses desde 1997.

Resolva dúvidas sobre licitações públicas no projeto Assistente Interativo de Licitações. Verifique se um determinado edital está de acordo com as regras.

Utilize a Multibusca para obter informações a respeito de pessoas e empresas presentes em centenas de bancos de dados públicos.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: