setembro 19, 2008

Comissão de Cidadania e Reprodução: cobertura temática

Arte de Pablo Picasso - 1922
COMISSÃO DE CIDADANIA E REPRODUÇÃO

Lula defende a união civil entre casais homossexuais, (18/9/2008)

Folha de São Paulo

Em entrevista à TV Brasil, o presidente citou ainda o direito à adoção e à pensãoEle, que há duas semanas defendeu fumar em qualquer lugar, agora diz que esse direito é válido caso não haja outras pessoas presentes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a união civil entre homossexuais e disse que é hipocrisia ignorar a opção sexual das pessoas.

Em entrevista exclusiva à TV Brasil, Lula disse que é favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e defendeu que tenham direito à adoção e pensão previdenciária.

Ele criticou os políticos que são contra essa idéia, perguntando por que aceitam os votos dos homossexuais e o dinheiro pago por eles de Imposto de Renda. Uma coisa que me cala profundamente é: por que os políticos que são contra [conceder direitos aos homossexuais] não recusam os votos deles?

Lula atribuiu a não-aceitação da relação entre pessoas do mesmo sexo à hipocrisia e ao preconceito. Temos que parar com hipocrisia. Tem homem morando com homem, mulher morando com mulher, e muitas vezes vivem bem, de forma extraordinária. Constroem uma vida juntos, trabalham juntos, e por isso eu sou favorável. Por isso, eu acho que nós temos que parar com esse preconceito.

Segundo o presidente, todo brasileiro tem o direito de viver da forma que quiser, contanto que respeite a Constituição.

Lula disse ainda ser contra o aborto. Mas afirmou que as escolas públicas deveriam orientar os adolescentes, deixando de tratar o sexo como um tabu.

Sou contra o aborto. Minha mulher é contra o aborto, até porque eu acho que nunca mulher que faz aborto faz porque quer ou por prazer. Ela faz porque é constrangida.

Acesse na íntegra: http://www.ccr.org.br/a_noticias_detalhes.asp?cod_noticias=4250

Só 1/3 consegue fazer laqueadura em SP e Recife, aponta pesquisa, (18/9/2008)

Folha de São Paulo

Estudo acompanhou 60 mulheres que dependem do SUS e apenas 18 fizeram cirurgia


RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de o número de cirurgias de esterilização nos hospitais públicos crescer ano a ano, conseguir uma laqueadura ainda é tarefa difícil para as mulheres que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde).

Uma pesquisa feita em 2006 em São Paulo e em Recife acompanhou 60 mulheres que entraram na fila da laqueadura e constatou que, seis meses depois, menos de um terço delas -18 mulheres- havia conseguido a cirurgia. Uma acabou ficando grávida. Seis desistiram.

Se é assim nessas capitais, no resto do país a situação deve ser pior, diz a demógrafa Elza Berquó, do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), a autora do estudo.
Acesse na íntegra: http://www.ccr.org.br/a_noticias_detalhes.asp?cod_noticias=4251

Prefeituras negam problemas em fila para realizar cirurgia de esterilização, (18/9/2008)

Folha de São Paulo

Outro lado

DA REPORTAGEM LOCAL


A Prefeitura de São Paulo diz que a espera por uma laqueadura na cidade, ao contrário do que mostrou a pesquisa do Cebrap, não passa de seis meses.

A rede municipal realiza em média 520 laqueaduras por mês. Pelos cálculos da prefeitura, perto de 1.150 mulheres esperam hoje por essa cirurgia.

O responsável pelos temas de saúde da mulher da Secretaria Municipal da Saúde, Júlio Mayer de Castro Filho, diz que a prioridade são os métodos contraceptivos reversíveis.

Temos um vício cultural de que só há pílula e laqueadura.

Acesse na íntegra: http://www.ccr.org.br/a_noticias_detalhes.asp?cod_noticias=4252

TENDÊNCIAS/DEBATES FSP: Parto normal ou cesárea?, (18/9/2008)

Folha de São Paulo

JORGE FRANCISCO KUHN DOS SANTOS

Atualmente no Brasil, muitas mulheres grávidas têm sido submetidas ao que é conhecido como desneCesárea

O PARTO , além de ser um ato fisiológico, é também um evento familiar, pessoal e sagrado e, em mais de 80% dos casos, não deveria ser um ato médico.

A cesárea, indicada em 10% a 15% dos casos, como recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde), é uma cirurgia de grande porte e maior risco. Sendo assim, somente deveria ser realizada no intuito de salvar a vida da mãe e/ou do bebê ou de evitar risco de dano à integridade da unidade mãe-bebê.

Os índices de cesárea no país e no mundo vêm crescendo, é verdade, na maioria das vezes por razões de conveniência do médico ou da mulher.

Dessa forma, devemos aplaudir todas as tentativas de normalizar a situação e incentivar o parto normal, como aquela recentemente tomada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Acesse na íntegra: http://www.ccr.org.br/a_noticias_detalhes.asp?cod_noticias=4249

Luiza Brunet admite que já fez um aborto, (18/9/2008)

Terra Gente e TV

Regina Rito


Luiza Brunet admitiu em entrevista a Alex Lerner no Por Trás da Fama, do Multishow, dia 26, que já fez um aborto. Quando você tem 17 anos e precisa fazer uma escolha sozinha, é difícil. Gostaria de ter sido mais bem preparada para evitar isso, disse.

É muito doloroso para uma mulher. Tem que haver diálogo. Hoje, ele teria uns 25 anos. Luiza é mãe de Yasmin, 20 anos, e Antonio, 11 anos.

Ela também fala do polêmico livro de Terry Richardson em que apareceu nua com a filha. E solteira, admite: Não sou uma mulher livre. As responsabilidades são maiores. Você fica com uma carga violenta.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: