setembro 22, 2008

Gilson Carvalho pede por uma discussão aberta sobre corrupção no SUS

Gilson Carvalho
Boa Semana.

Estava com outro tema no gatilho para conversar nesta domingueira.

Quando, no fim do dia, vim para o computador surpreendi-me com uma chamada de TV. Mudei pela surpresa de um novo-velho tema, agora colocado no mais público dos locais: a mídia televisiva de fim de domingo. Chamada do Fantástico: Cobrança no SUS.

Estou pedindo uma discussão aberta sobre este tipo de corrupção que todos sempre soubemos: o estado de corrupção consentida na sociedade e também dentro do exercício profissional médico. Claro que a prática é de uma minoria, mas causa um estrago no sistema de saúde e na relação profissional-usuário. Repercute mal sobre a maioria de bons e honestos profissionais médicos. Estamos todos machucados, mais uma vez, pelo comportamento indigno de alguns que devem trazer à baila e à tona mais uma chusma que faz a mesma prática ilegal e imoral.

O tema abordado no Fantástico está por inteiro em anexo, conforme captado no site da Globo. Quem quiser chegar lá pode ver o filmete da reportagem basta ir ao link indicado logo abaixo do título do anexo.

Para completar e aumentar a perplexidade, anexo quatro outras folhas sobre o mesmo tema três delas do Jornal da AMMG. Tempo atrás tive acesso ao exemplar de abril-maio do Jornal da Associação Médica de Minas Gerais que abordava o mesmo tema sob ângulo diferente. Fiquei surpreso quando li, entre outros:
“Médicos recebem, sim, comissão por implante de órteses e próteses". É o que revelam profissionais ouvidos pelo Jornal da AMMG, entre eles, presidentes e diretores de Sociedades de Especialidades. A prática não abrange todos os médicos, mas parece ser corriqueira em algumas especialidades,como cirurgia cardiovascular, cirurgia plástica, neurocirurgia, oftalmologia e ortopedia. “É comum e necessária para muitas equipes se manterem”, admite o presidente da Sociedade Mineira de Cirurgia Cardiovascular, Eduardo Augusto Victor Rocha.” (JORNAL DA AMMG)

Já tinha visto estas notícias em jornais leigos de grande circulação, nacionais e estrangeiros, mas, nunca tinha visto declaração deste teor num jornal de minha categoria médica. Lá está clara a questão da comissão na prescrição médica.

Continuo externando minha indignação. Quando vejo a INTEGRALIDADE TURBINADA DENTRO E FORA DO SISTEMA DE SAÚDE, LEGAL E REGULAR E IRREGULAR E ILEGAL, IRRITO-ME COM A POSTURA DE ALGUMAS PESSOAS QUE, CEGAMENTE, EM NOME DO SOCIAL (GARANTIR E NÃO MITIGAR DIREITO DO PACIENTE) ACABAM SERVINDO AO PIOR DOS CAPITAIS... MOVIDO À CORRUPÇÃO. (PELO SOCIAL... TURBINAR O CAPITAL!) As últimas notícias têm mostrado várias situações de corrupção envolvendo procedimentos de alto custo-complexidade. É só fazer a pesquisa na mídia.

CONTINUO DEFENDENDO, DE UNHAS E DENTES, A INTEGRALIDADE REGULADA, QUE TAMBÉM TERÁ SEUS ERROS, MAS, TENHO CERTEZA SERÃO MENORES E MENOS INÍQUOS.

Desabafo de indignação num fim de domingo, já madrugada de segunda.

Que seja uma semana de um começo de catarse para nós da saúde.

Abraço a todos.

"SAÚDE DEPENDE DA LEI DOS 5 + : MAIS BRASIL, MAIS SAÚDE-SUS, MAIS EFICIÊNCIA, MAIS HONESTIDADE E MAIS RECURSOS."


SAÚDE! PAZ! FELICIDADE!

Gilson Carvalho

Médico Pediatra e de Saúde Pública

Textos em:
www.idisa.org.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário: