setembro 20, 2008

Tribunal ambiental internacional censura o Brasil pelas hidrelétricas do Madeira

Foto: Rogelio Casado - O povo contra Balbina - São Sebastião do Uatumã-AM, 1989

Nota do blog: Em 1989 dirigi meu primeiro documentário em vídeo denominado "Balbina no País da Impunidade". Registrei a indignação popular contra o desastre ecológico provocado pela construção da barragem no rio Uatumã. Dei uma cópia da fita para o companheiro presidente, Luís Inácio Lula da Silva, durante um comício em Manaus, na sua primeira campanha à Presidência da República. Companheiro, é hora de rever a fita.

Tribunal ambiental internacional censura o Brasil pelas hidrelétricas do Madeira - 17/09/2008

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br/

Bruno Calixto

O Tribunal Latinoamericano da Água (TLA), reunido na Guatemala nos últimos dias 11 e 12 de setembro, proferiu uma resolução censurando o governo brasileiro pela construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. O TLA decidiu depois de analisar a denúncia feita pela Associação de Defesa Etno-Ambiental Kanindé e considerou que as usinas implicam em uma destruição ambiental de magnitude imprevisível, colocando em risco o bem-estar físico e social das populações das regiões afetadas pelas obras.

Além disso, a sentença também censurou o governo brasileiro por ignorar os direitos indígenas e por não considerar os impactos dos empreendimentos fora das fronteiras do país.

Leia o texto na íntegra em Amazonia.org.br

Posted by Picasa

Nenhum comentário: