Marilza de Melo Foucher, brasileira e francesa, doutora em economia pela Sorbonne, consultora internacional, vivendo na França há quase 30 anos, nascida em Boca do Acre, cabocla com muito orgulho, escreve ao distinto proprietario do jornal Diario Amazonas para enviar total solidariedade ao digno jornalista José Ribamar Bessa. Vosso jornalista foi tratado de modo ignóbil pelo conhecido “caboco tranca-rua” que impunemente se diz proprietário de uma rua na cidade de Manaus e o pior: diz-se com todos os poderes e que a justiça estar do seu lado! Manaus não é terra de muro baixo e nem o Pauinin a terra do caboco-tranca rua tão pouco. Espero que as categorias que representam a Justiça no Estado do Amazonas atuando em Manaus não sejam ridicularizadas pelo Brasil afora nem plano internacional.
O “caboco” tranca-rua desconhece que o CABOCLO Bessa nascido com orgulho no beco da Bosta lá em Aparecida tem prestigio e respeito internacional! Este sim é um CIDADAO com letras maiúscula digno de ser amazonense. Este é um verdadeiro cidadão que sabe cumprir com seus direitos e deveres face à Republica Brasileira o que diferencia do caboco-tranca rua.
Além de grande jornalista, Monsieur Bessá como é conhecido em Paris é especializado em sociologia e historia na França, doutor e grande conhecedor da antropologia lingüística. Ele sabe respeitar o sentido das palavras e também sabe sacudi-las para brincar com suas sutilezas, assim como sabe ser satírico. Daqui da França eu me delicio com suas crônicas e sátiras! Com Bessa as palavras não sofrem censuras ou autocensuras. Com Bessa a liberdade de expressão ganha notoriedade. Aliás parece que a Amazônia é fértil na reprodução de espécie rara... Quem sabe que outros Bessas, surgirão para ocupar todas as redações dos jornais fazendo emergir um novo jornalismo imparcial, criativo, que mesmo satírico desperta a curiosidade do leitor(a) para que fatos aberrantes como este, despertem sobretudo na moçada a vontade de exercer sua cidadania para que não apareçam outros “cabocos-tranca rua” se dizendo proprietário de Rua.
Atenciosamente com fraternura cabocla
Marilza de Melo Foucher
Consultora Internacional
www.ociocriativommf.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário