setembro 20, 2008

CRP-SP: Vídeo Clube 2º Semestre Ciclo: "Psicologia e suas Interfaces"

Foto: Roland Totheroth - Charlie Chaplin - Em busca do ouro - 1925
Vídeo Clube 2º Semestre Ciclo: "Psicologia e suas Interfaces"

Neste ciclo exibiremos filmes que retratam situações da nossa sociedade e suscitam reflexões acerca de diferentes questões sociais. A partir das narrativas desenvolvidas, debateremos as interfaces com a Psicologia, exercitando a discussão interdisciplinar.

O ciclo evidencia significativas dificuldades cotidianas e as estratégias de enfrentamento para as quais discutiremos a possível contribuição da Psicologia.

Participe!

26/09/2008
O céu de Suely
, de Karim Aïnoz
Ceará, 2006

SINOPSE: Dois anos atrás, Hermila partiu. A experiência em São Paulo foi boa, mas a cidade era cara demais. Agora ela está de volta a Iguatu, no sertão cearense. A casa da avó Zezita e da tia Maria é acolhedora e confortável. Mas não demora muito e Hermila se dá conta de que precisa ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, ela adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar.

Debatedores:
Antônio da Costa Ciampa
- Psicólogo com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP; Como professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana e é autor do livro A Estória do Severino e a História de Severina – Um Ensaio de Psicologia Social.
Eduardo Ramos Quirino - Diretor e roteirista de cinema e televisão. Com cinco curta-metragens e alguns documentários realizados, atualmente produz seu primeiro longa: Sé... Quando a Carne é Fraca, com lançamento em 2009. Desde 1995 dedica parte de seu trabalho para produção de programação em TVs Universitárias, com destaque para o programa Diversidade, parceira do CRP SP com a PUC-SP.

31/10/2008
Saneamento básico
- O filme, de Jorge FurtadoPorto Alegre, 2007

SINOPSE: Uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à subprefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do Governo Federal e, se não for gasta, deverá ser devolvida. A comunidade decide, então, fazer um vídeo sobre a obra. Eles só não esperavam que a produção do vídeo se tornasse cada vez mais complexa e interessante.

Debatedores:
Odair Furtado
– Psicólogo; doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1998); atualmente é professor associado da PUC-SP, trabalhando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social (PSO) e na Faculdade de Psicologia.
Sueli Therezinha F. Martins – Professora da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu; doutora em Psicologia Social pela PUC-SP; sua área de atuação é Atenção Básica em Saúde Pública.

14/11/2008
Estômago
, de Marcos JorgeBrasil / Itália, 2007

SINOPSE: Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas, Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

Debatedores:
Manoel Rodrigues Português
– Sociólogo; mestre em Educação pela USP; atuou por cerca de 16 anos no sistema penitenciário, em três grandes frentes: 1) com os prisioneiros na área de Educação, Cultura e Formação Profissional; 2) na formação de agentes de segurança e técnicos nas áreas de Ética, Direitos Humanos e Tratamento Penal; 3) na pesquisa acadêmica (tema da dissertação de mestrado e de algumas publicações); atualmente coordena política e pedagogicamente o Programa Educriança, da Prefeitura do Município de Guarulhos, cujo escopo é a formação contínua de mães e crianças de até 3 anos.
Alfonso Carlos Renê Ceballos Alba Y Alba – Psicólogo, há 22 anos atua no Sistema Prisional do Estado de São Paulo.

Local: Auditório do CRP SP, Rua Arruda Alvim, 89, Jardim América, São Paulo.
Horário: 19h00
Lotação: 120 lugares

Inscrições antecipadas:
Departamento de Eventos do CRP SP
Tel.: 3061-9494, ramais 111, 137, 151 e 317.
E-mail: infoeventos@crpsp.org.br
Site: www.crpsp.org.br/videoclube

Importante: Sua reserva será garantida até as 18h30 dos dias de exibição.
Entrada gratuita.

Estacionamento Car Park, Rua Cardeal Arcoverde, 201.
Para obter o desconto, retire o selo na recepção do CRP SP.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: