setembro 26, 2008

Transparência Brasil: Oito por cento dos políticos gastam em campanhas eleitorais mais do que dizem possuir

Câmara Municipal de Porto Alegre (foto meramente ilustrativa)
Oito por cento dos políticos gastam em campanhas eleitorais mais do que dizem possuir

Estudo da Transparência Brasil mostra as relações entre doações eleitorais realizadas por políticos e o patrimônio que eles declaram à Justiça Eleitoral, destacando-se os que são candidatos nas eleições de 2008.

* Setenta por cento dos candidatos em eleições fazem doações eleitorais, geralmente a si próprios, mas não exclusivamente. Entre os eleitos, o porcentual se eleva a 85%.

* De um total de 2.632 parlamentares em exercício nas principais Casas legislativas brasileiras, 1.974 financiaram campanhas em 2004 ou em 2006 (muitos o fizeram em ambos os pleitos).

* Nada menos de 155 deles (7,9% dos 1.974) fizeram doações em 2004 ou em 2006 que superaram o total dos bens que declararam à Justiça Eleitoral.

* Nessas Casas legislativas há 933 candidatos às eleições municipais deste ano, dos quais 756 contribuíram para campanhas em ao menos um dos dois últimos pleitos. Desses, 49 (ou 6,5%) doaram a alguém (geralmente eles próprios, mas não exclusivamente) mais recursos do que afirmaram possuir.

* Os que doaram a campanhas mais de 50% de seu patrimônio declarado são 250 entre todos os que estão em exercício e 80 entre os candidatos em 2008.

* Lideram a lista os parlamentares do Mato Grosso do Sul, com média de 65,3% de generosidade eleitoral sobre o patrimônio declarado, seguidos pelos do Amazonas (51,5%), Maranhão (50,3%) e Piauí (48,6%).

* Ver o relatório AQUI.

Os dados são recolhidos pela Transparência Brasil e publicados na ficha de cada político no projeto Excelências (link ao lado). As informações relativas à relação doações/patrimônio para todos os parlamentares em exercício nas principais Casas legislativas brasileiras são agregadas numa interface interativa, AQUI, que também dá acesso aos candidatos beneficiados pelas doações de cada político.
Além de informações referentes à vida política de cada parlamentar, o projeto Excelências traz dados sobre:

* Ocorrências na Justiça e punições por Tribunais de Contas.
* Perfil de financiamento eleitoral.
* Menções em reportagens jornalísticas sobre corrupção.
* Afinidade com grupos de interesse (sindicalistas, ruralistas, concessionários de radiodifusão, ONGs e outros).
* Como os parlamentares usam a verba indenizatória de que dispõem.
* Evolução patrimonial.
* E muito mais.

Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em 59 jornais e revistas de todo o país.

Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições.

Conheça a radiografia feita pela Transparência Brasil sobre as finanças dos municípios catarinenses desde 1997.

Resolva dúvidas sobre licitações públicas no projeto Assistente Interativo de Licitações. Verifique se um determinado edital está de acordo com as regras.

Utilize a Multibusca para obter informações a respeito de pessoas e empresas presentes em centenas de bancos de dados públicos.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: