setembro 20, 2008

Comunicado do Exército Zapatista de Libertação Nacional

Subcomandante Insurgente Marcos
COMUNICADO DO EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL

Publicado no La Jornada em 14/09/2008.


Exército Zapatista de Libertação Nacional.
Comissão Sexta do EZLN. México.

11 de setembro de 2008.

Às companheiras, companheiros e companheiroas aderentes à Sexta Declaração, da Outra Campanha e da Zezta Internacional.
A quem se sinta citada, citado e citada:

Compas:

O que acharam disso de "companheiroa"? Do lado de cá achamos que podemos resolver assim o problema da arroba, ou seja, do símbolo @, e ir um pouco mais além. Porque, como dizia o finado Elias Contreras, arresulta que... Bom, acho que estou começando um pouco agitado. Vamos de novo:

Compas:

Antes de tudo, recebam nossas saudações zapatistas. Agora escrevemos a todas, todos e a todoas para falar um pouco do que estamos pensando (ou seja, fazendo) como compas de luta que somos.

Não se trata de um pensamento único, mas sim de vários. Bom, é sim um único pensamento, mas tem muitos, ou seja, é um pensamento complexo. Ou seja, agitado. E falando-o, escrevendo-o e conversando um pouco sobre ele com vocês é como se este fosse se acomodando e ficando completo. E então pensamos em começar pelo começo.

E um primeiro lugar estão noss@s companheir@s injustamente pres@s desde aqueles primeiros dias do mês de maio de 2006, na selvagem repressão contra o povoado de San Salvador Atenco. Apesar de algu@ns já terem sido colocados em liberdade, há outr@s que ainda continuam pres@s injustamente, entre el@s, o companheiro Ignácio Del Valle, da Frente dos Povos em Defesa da Terra. E não citamos ele porque esquecemos ou ignoramos os demais, mas sim porque seu caso é emblemático da injustiça que é lei e instituição neste México que agoniza.

Bom, mais ou menos tod@s você já conhecem o que aconteceu, de tal forma que o que queremos dizer é sobre o que podemos e vamos fazer, como zapatistas e com outr@s compas que não são zapatistas, mas, como nós, integram a Outra Campanha, ou seja, são companheiras, companheiros e companheiroas.

Desde os primeiros dias em que noss@s companheir@s da Outra Campanha e da Frente dos Povos em Defesa da Terra foram feit@s reféns pelo governo federal (então e agora do Partido de Ação Nacional) e pelo do Estado do México (do PRI), e pres@s injustamente, um pequeno grupo de homens e mulheres da Outra Campanha montou um plantão diante do presídio de Santiaguito.

Com perseverança e sem nenhum brilho, este plantão tem se mantido firme desde então, antes diante do presídio de Santiaguito e, em seguida, quando noss@s companheir@s foram transferidos, diante da prisão de Molino de las Flores (também no Estado do México). Sua demanda tem sido e é a de tod@s que integram a Outra Campanha: liberdade e justiça para Atenco.

Mas não só isso. Ao longo desses mais de dois anos, e em condições adversas, este plantão fez saber a noss@s compas pres@s e a seus familiares que não estavam e não estão sós, que não os esquecemos.

Nesses mais de dois anos foram colocadas em liberdade dezenas dess@s compas pres@s. segundo nosso pensamento, isso tem sido graças às mobilizações realizadas no México e no Mundo, ao trabalho comprometido de seus defensores legais e à tenacidade deste pequeno grupo de companheir@s que, sem ter a atenção dos meios de comunicação (ainda que sim dos policiais federais, estaduais e municipais que não pararam de hostilizá-l@s e ameaçá-l@s), levantam dia e noite a demanda de liberdade e justiça para Atenco.

Nesses mais de dois anos, é claro, algu@s têm se retirado ou têm espaçado sua presença no plantão, mas há um núcleo que se mantém constante e é ele que faz saber a cada instante a noss@s pres@s que o nosso movimento não @s abandona e não @s deixará sós.

Como todos sabem, algumas semanas atrás, esta farsa trágica que é a justiça legal mexicana ditou uma nova sentença indignante contra noss@s compas que estão na prisão de Molino de las Flores e no presídio de Segurança Máxima de la Palma (Almoloya), no Estado do México, acrescentando assim mais um elo à já longa corrente de injustiças que pesa sobre ess@s companheir@s.

A partir deste momento, o EZLN entrou em contato com @s companheir@s que se mantêm firmes no plantão, com alguns grupos, coletivos e organizações que aderem à Sexta Declaração e com algun@s daquel@s que estiveram pres@s. Tínhamos e temos o duplo objetivo de realizar a Campanha Nacional e Internacional exigindo liberdade e justiça para Atenco, e de manter uma ponte constente com noss@s compas pres@s para que saibam e sintam que por aqui há quem não esquece.

Tratava-se, então, não de uma ou de várias ações que foram tão fugazes como as linhas que bem poucos dedicaram a esta injustiça, mas sim algo mais duradouro, constante e efetivo.

Entre outras coisas, como resultado desses contatos e consultas, vári@s indivídu@s, grupos, coletivos e organizações que pertencem à Outra Campanha, conviemos FORTALECER, EM QUANTIDADE E QUALIDADE, O PLANTÃO DE MOLINO DE LAS FLORES E TRANSFORMÁ-LO EM UM ESPAÇO DE ENCONTRO DA OUTRA CAMPANHA, ALÉM DE CONVOCAR, EM NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL, A RENOVAR A CAMPANHA PELA LIBERTAÇÃO DE NOSS@S PRES@S.

Assim, combinamos realizar um rodízio de participação no plantão, promover e participar de atividades político-culturais nesse espaço e retomar os contatos já conseguidos, no México e no Mundo, para coordenar nossas atividades exigindo justiça.

Com a REDE NACIONAL CONTRA A REPRESSÃO E PELA SOLIDARIEDADE (integrada, fundamentalmente, por indivídu@s, grupos, coletivos e organizações da Outra Campanha), com a UNIÃO NACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES DA ESQUERDA INDEPENDENTE (UNOPII), com a UNIDADE OPERÁRIA E SOCIALISTA (UNIOS), e com alguns GRUPOS E COLETIVOS LIBERTÁRIOS, além de companheiras e companheiros que têm apoiado a Comissão Sexta do EZLN na Outra Campanha, tem sido acordado um calendário de participação e atividades que iniciam nesse 16 de setembro de 2008, data na qual se completam 3 anos do começo de nosso movimento.

É por esta razão que lhes escrevemos. Para convidá-l@s a integrarem o plantão de Molino de las Flores, a participarem das atividades que aí serão realizadas, e a que, em seus grupos, coletivos, organizações e unidades de trabalho locais, regionais e estaduais da Outra Campanha proponham e realizem ações reivindicando liberdade e justiça para Atenco.

Companheiroas, companheiras e companheiros:

Com este pequenos esforço, convidamos vocês a decidir conosco, a lembrar a todos, a lembrar-nos, que NÃO ESAQUECEMOS... nem nossos pres@s, nem aqueles que impuseram a eles esta injustiça.

É tudo, companheiros, companheiras e companheiroas. Em breve daremos a conhecer, por ocasião do Terceiro Aniversário da Outra Campanha (ou seja, no próximo dia 16 de setembro deste ano) outra convocação para uma atividade que talvez lhes interesse.

Valeu. Saúde e que o outro reafirme sua existência.

LIBERADE E JUSTIÇA PARA ATENCO!

Das montanhas do Sudeste Mexicano.

Subcomandante Insurgente Marcos.

México, setembro de 2008.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: