julho 14, 2011

Lançamento: "Oceano Primeiro - Mar de Leite, Rio da Criação", de Regina Melo

PICICA: "Entre os objetivos do livro, Regina Melo cita a reflexão sobre a importância da Amazônia e dos demais ecossistemas para a continuidade da vida no planeta; e a contribuição para os ideais de paz entre os povos, com respeito à diversidade cultural, etnias e religiões."
O lançamento do livro "Oceano Primeiro - Mar de Leite, Rio da Criação" acontecerá na sexta-feira, 15 de julho, às 19 horas, na Saraiva Megastore (Manauara Shopping).
O livro foi contemplado no Edital do Banco da Amazônia 2011 e no PROARTE 2010.
A realização é da Igarapé Produções, pela Editora Nelpa.
Apoio: Manauscult - coquetel de lançamento.
Lançamento em São Paulo, no dia 23 de julho na Livraria Martins Fontes, da av. Paulista.


Regina Melo

REGINA LANÇA SEGUNDO ROMANCE 

SOBRE TRILOGIA DOS ELEMENTOS

Com o patrocínio do Banco da Amazônia, a escritora, jornalista e poeta Regina Melo lança, pela Editora Nelpa, no dia 15 de julho, a partir das 19 horas, no espaço Thiago de Mello da Livraria Saraiva, no Manauara Shopping, e no dia 23 de julho, na livraria Martins Fontes, em São Paulo, o romance “Oceano Primeiro – Mar de Leite, Rio da Criação”, o segundo da trilogia dos elementos, que tem em “Ykamiabas – Filhas da lua, Mulheres da Terra”, o livro primeiro.

O romance trabalha a concepção de paraíso perdido, tendo como referencial o último Éden do planeta, a Amazônia. Temas como o dilúvio, os continentes submersos de Atlântida e Lemúria e o “rio de leite” estão presentes no livro, que tem forte apelo ambiental.

A ideia de dar continuidade à trilogia dos elementos, a partir de “Ykamiabas...” - contou Regina – surgiu não apenas pelo interesse que o primeiro livro despertou nos leitores, mas pela vontade de falar sobre certos mitos universais, que encontram consonância com os mitos amazônicos, e que têm muito a nos revelar. “As pesquisas apontam para a similaridade entre os mitos universais e regionais, o que favorece em muito a sua reconstrução a partir do contexto local”.

Segundo a autora, os mitos do grande dilúvio, do paraíso perdido, dos continentes submersos de Atlântida e Lemúria entram em consonância com a história geológica da terra e com a mitologia da região amazônica. As pistas deixadas em vários lugares do pacífico, os vestígios de formações rochosas arcaicas – existentes tanto em rios amazônicos quanto em toda a extensão dos Andes – colaboraram para que fossem recriados os ambientes antediluvianos.

Entre os objetivos do livro, Regina Melo cita a reflexão sobre a importância da Amazônia e dos demais ecossistemas para a continuidade da vida no planeta; e a contribuição para os ideais de paz entre os povos, com respeito à diversidade cultural, etnias e religiões. O livro de Regina Melo foi contemplado no Edital 2011, do Banco da Amazônia.

Sinopse
O personagem Oannes é um filósofo em busca de suas raízes. Entediado com o ambiente da cidade, parte em direção à floresta, onde acredita ter chegado ao seu verdadeiro mundo.  Ao conviver com uma família de imigrantes indígenas numa casinha às margens do rio Negro, envolve-se com o drama pessoal de cada um e vai descobrindo que o seu processo de cura está no reconhecimento das suas origens.  Iniciará uma série de experiências místicas que o levarão à chave do mistério sobre o seu destino. Porém, ao mergulhar no conhecimento  sobre o passado geológico da Terra, descobre o inevitável... . O romance é um mergulho nas profundezas da alma.

Depoimentos
Conheço Regina há quase vinte anos, como amiga e colega de trabalho em diversos projetos socioambientais no amazonas. Regina tem sido uma inspiração, por seu espírito generoso e sua busca profunda das verdades eternas que possam tornar a guiar a vida humana nesse planeta abundante e sofrido (Nicole Freris, médica, fitoterapeuta e ambientalista). 

Numa tarde nublada de Outono em Sampa, recebi a missão prazerosa e desafiadora de ler o livro “Oceano Primeiro”, da Regina Melo. O título já me deteve como uma "oração"... "Oceano Primeiro"... E o magnetismo se completou, com o subtítulo: “Mar de leite Rio de Criação". Um vôo mítico primordial me pegou pelas mãos e o verde mistério que envolve a Amazônia "grudou" em mim logo nas primeiras palavras (Darci Figueiredo, dramaturgo).

Breve Apresentação
Regina Melo é escritora, compositora e poeta. Nasceu em Manaus, Amazonas. É formada em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Atuou em jornais e assessorias, produziu documentários sobre o Patrimônio Histórico e o Saneamento de Manaus, escreveu livros de pesquisa histórica, poesias e romances. Ganhou prêmios em festivais de música, em Manaus e em São Paulo, além de Prêmios nas áreas de música e literatura. Tem como paixões e fonte de inspiração, o estudo de culturas antigas, a mitologia comparativa de Joseph Campbell, a ecologia feminina e o pensamento junguiano.

Nenhum comentário: