julho 06, 2011

"Entrevista com Antuérpio Pettersen Filho, blogueiro do ES ameaçado de morte (Blog do Tsavkko)

PICICA: "Casos como o de Antuérpio e casos de censura estão crescendo no país. Antônio Arles, Esmael Moraes, osirmãos Bocchini, Ricadro Gama, Carlinhos Medeiros, e tantos outros foram e são vítimas de perseguição, ameaças e mesmo sofrem atentados. A importância da blogosfera cresce e os poderosos começam a notar isto, e repetem seus métodos de intimidação."

Entrevista com Antuérpio Pettersen Filho, blogueiro do ES ameaçado de morte

Antuérpio Pettersen Filho - imagem postada em dignow.org


Segue uma curta entrevista com o blogueiro Antuérpio Pettersen Filho, ameaçado de morte no Espírito Santo, cuja história ganhou imensa publicidade após o Celso Lungaretti publicar em seu blog.

Casos como o de Antuérpio e casos de censura estão crescendo no país. Antônio Arles, Esmael Moraes, osirmãos Bocchini, Ricadro Gama, Carlinhos Medeiros, e tantos outros foram e são vítimas de perseguição, ameaças e mesmo sofrem atentados. A importância da blogosfera cresce e os poderosos começam a notar isto, e repetem seus métodos de intimidação.

Ontem, a Maria Frô publicou em seu blog uma entrevista com o blogueiro, que pode ser encontrada neste link.

Antes, porém, de ler seu post, enviei 8 questões ao blogueiro - algumas com certa semelhança às perguntas da Frô - e as reproduzo abaixo, junto com as respostas.

1. Qual sua profissão e como você se tornou blogueiro, o que o motivou e sobre o que você costuma escrever?

Sou Advogado de formação, com breve passagem pela Segurança Pública, cujas questões e praticas estou ambientado, atualmente exercendo a Presidência da ABDIC - Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania, voltada a Defesa do Consumidor e à Cidadania. Tornei-me Blogueiro sem saber,exatamente, o que isso viria a ser. Comecei escrevendo Crônicas,como forma de fomentar o Site da Associação, hospedando temáticas culturais e Crônicas de Terceiros, e,eis que tornei-me um "Blogueiro", signifique, quer, o que significar... 
2. Porque você foi ameaçado? É a primeira vez em que isto acontece ou já recebeu outras ameaças, veladas ou não?

Estou, de certa forma, acostumado a sofrer ameaças. Milito o Direito Aguerrido, como instrumento valido de Promoção Social. Volta e meia estou contrariando interesses de Grandes Grupos Econômicos, Empresas contra quem impetro no Procon e Juizados, em razão do Consumidor e da Cidadania. Mas o atual embate é mais melindroso: São pessoas moldadas no Poder, com gênese e praticas Pseudo-legalistas, o que as reveste de maior letalidade, já que agem em nome do Estado.Poderia dizer que corro um Risco Invisível, por isso mesmo, mais requintado;
3. Como você tomou conhecimento da ameaça e qual foi sua primeira reação?

A ameaça é Implícita. Paira no Ar. Parto de precedentes e da vida pregressa dos Atores que lecionam-me que devo me acautelar. Possuo Material arquivado, recebo e-mails e muitos avisos de cuidado, mas reajo com firmeza e caráter, posto que não brigo com Fulano, ou Ciclano, muito embora o atual caso possua Endereço Certo, mas defendo valores que não tenho como retroagir. Essas pessoas, assim como eu, irão passar,e somente restarão os Institutos, e a Lição que deixarmos.
4. Poderias explicar melhor a sua denúncia contra o delegado Julio Cesar e como acabou virando uma ameaça de morte?

O Poder se manifesta de várias formas, possuindo vários rostos. Não estamos falando de ladroes de galinha ou batedores de carteira. Um Posto no Estado, seja de Fiscal, Policial  Promotor ou Juiz, vale bem mais do que o contra-cheque, no final do mês. Sobretudo no Brasil em que a Polícia, em especial, é uma especie de Muro, que mantem o status quo, não permitindo que os que são muitos, de um lado, embora tendo pouco, não ultrapassem a Barrira. Já imaginou a Força que tem um Despacho ou Relatório de um Agente Estatal, se mal intencionado. São estes Postos os que visa, e usa, o Crime Organizado, tanto maior seu Poder. No meu caso, por exemplo, tenho Direito a Porte de Arma (Defensivo), e quando ambicionei alcança-lo, deparei com pessoas eletivas, que somente o concedem aos seus. Dai deparei-me com uma serie de outras mazelas e vicissitudes estatais, contra o que me rebelei;
5. Que providências você tomou desde a ameaça e de quem vem recebendo solidariedade?

A principio procurei os Canais Formais, tipo Poder Judiciário, embora inertes. Ora encontro Eco somente na Blogosfera e em Entidades tendentes aos Direitos Civis, como forma unica de sensibilizar os Poderes Constituídos do Estado a agirem.
6. Acreditas que a solidariedade recebida por parte da blogosfera possa ter algum efeito prático na sua segurança imediata e futura?

Piamente. De certa forma me assustei com a repercussão alcançada. Penso que enquanto durar essa Onda, nada de ruim me alcançará. Mas o que eu preciso, aliás, todo Cidadão, é que as Instituições funcionem. O Brasileiro tem que se desacostumar da Memória lamentável da Ditadura, em que o Estado era visto pelo Cidadão como Bandido, e vice-versa. Fazendo uma Parodia ao Rei Sol, Luis XV: "O Estado sou Eu", a Cidadania há que ser privilegiada, afinal, o Cidadão é o fim do Estado, e não o Contrário...
7. Pra você, qual o papel da blogosfera política na denúncia de crimes, de indivíduos e de práticas?

A Blogosfera está, rapidamente, desfazendo Carteis que se instalaram em todo o Mundo Convencional, desde a Grande Imprensa, subserviente ao Poder Econômico, até Dinastias erguidas junto à os Poderes da República, Judiciário/Legislativo e Executivo. Ela possibilita que o próprio Povo, on line, manifeste-se, legisle, julgue e, até, guardadas as devidas proporções,e cautelas, condene ou absolva. Isso é o Futuro, quiça, Presente.

Fonte: Blog do Tsavkko

Nenhum comentário: