julho 23, 2011

"Murdoch: a ponta do iceberg" (Carta Maior)

PICICA: O caso Murdoch põe na pauta um tema que não agrada o conglemarado midiático, lá e cá. Se o Brasil não amarelar, chegou a hora de criar instrumentos e espaços de regulação da mídia nacional. A sociedade não pode mais ficar exposta aos interesses de meia dúzia de famílias que controlam a mídia tupiniquim. Chegou a hora de deixarmos de ser uma grande Sucupira e por fim às práticas "murdochistas", como diria o canalha do Odorico Paraguaçú

Página da Carta Maior no Facebook Siga a Carta Maior no Twitter Canal da TV Carta Maior no YoutubeAssine nossos FEEDS
Boletim Carta Maior - 22 de Julho de 2011Ir para o site






Nos últimos dias, a Inglaterra vem sendo palco de um escândalo político midiático que atingiu o coração do poder político do país. O escândalo do jornal News of the World, acusado de realizar escutas telefônicas ilegais, expôs as relações incestusosas do grupo jornalístico comandado por Ruppert Murdoch, o todo poderoso dono da Fox News e de inúmeros outros veículos espalhados pelo mundo, com integrantes do governo britânico.


O escândalo acabou por transbordar as fronteiras da Inglaterra, ao expor práticas que vêm se disseminando pela imprensa de vários países, inclusive o Brasil.


"Isto demonstra a permeabilidade do poder político e partidário à mobilização opinativa de grandes conglomerados de comunicação. Não creio que este seja um fenômeno apenas britânico”, observa o filósofo Vladimir Safatle, professor da Universidade de São Paulo, em entrevista à Carta Maior.


Alberto Dines, experiente jornalista brasileiro, afirma: "O espetáculo midiático-político a que assistimos galvanizados há mais de dez dias não tem nada de absurdo ou fantasioso. O impensável está aí, ao vivo, em cores, banda larga, 3D, alta velocidade, altíssima definição, continuamente repetido, reeditado. Vem sendo montado, a céu aberto, sem segredos ou disfarces, há pelo menos duas décadas com a participação de um elenco planetário".


O novo especial da Carta Maior "Murdoch: a ponta do iceberg" traz uma série de reportagens, artigos e entrevistas tratando não só do escândalo na Inglaterra, mas do tema que ele recoloca na ordem do dia, especialmente no brasil: a necessidade de instrumentos e espaços de regulação da mídia, que permitam à sociedade evitar práticas como estas que foram expostas agora naquele país.



LEIA NO ESPECIAL "MURDOCH: A PONTA DO ICEBERG": 

Nenhum comentário: