Na semana passada, relatei na minha coluna do Yahoo (reproduzida aqui no blog) a visita que fiz ao acampamento do movimento Ocupe Wall Street, em Nova York. Em função disso, recebi muitos comentários e informações sobre o movimento em cidades brasileiras.
O Luis e a Juliana, por exemplo, falaram do Ocupa Sampa, que desde o dia 15 de outubro está ocupando o Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. A Elaine e o João Evangelista contaram que no Rio de Janeiro também está acontecendo o Ocupa Rio, na Cinelândia. A Elaine reclamou que “a mídia está ignorando completamente, e quando divulga são informações deturpadas”. O leitor Mau compartilhou aqui no blog o site do Ocupa Salvador. O movimento também acontece em Campinas, onde dezenas de jovens ocupam a praça da catedral, no centro da cidade, desde o dia 15 do mês passado, de acordo com a leitora Beatriz. Há informações de ocupações também em Curitiba e em Belo Horizonte.
Evidentemente, em cada país e em cada cidade, há pautas e reinvindicações específicas, mas é interessante ver a conexão internacional desse movimento.
Como os participantes reclamam muito da pouca atenção dada aos movimentos de cada cidade por parte dos meios de comunicação, seguem abaixo os sites, perfis no Twitter e páginas no Facebook para quem quiser mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário