março 10, 2012

Afonso Toscano, compositor do blues "Pessoa de bem", em três tempos


PICICA: A homenagem do PICICA de hoje vai para o meu considerado Afonso Toscano. Desde o início deste ano suas composições estão disponíveis no You Tube. Como as fotografias não lhe fazem justiça, apresentamos uma à altura do homenageado. Compare com a de 2003, publicada no jornal Amazonas em Tempo. Pra incrementar o visual - 'dizque' - cravaram-lhe um óculos de playboy, coisa que o 'Tosca' nunca foi chegado nessa marmota. Tô mentindo, Afonso? O que salvou a pátria foi o texto de apresentação do velho Tosca nas "Quintas no Armando" (reproduzido abaixo), evento que tinha como promoter o querido Marquinhos Gomes. Em 2006, para celebrar o álbum "Enredo" - registros inéditos podem ser conferidos no You Tube - arranjaram uma fotografia em que ele veste um uniforme da BICA - Banda Independente da Confraria do Armando - que mais parece um fardamento de presídio, que lhe deu o ar de quem tinha puxado alguns anos de "cana". Égua, maninho! O que salva a lavoura é o blues interpretado pelo proprio autor. Dito isto, veja a fotografia recente em que o estimado Tosca aparece cantando em homenagem à sua filha Haidée, a mais nova designer formada pela UFAM - fotografia feita pelo piciqueiro-mor desta cidade úmida e caliente. Agora, sim, você pode ver uma fotografia decente do nosso amado músico e compositor Afonso Toscano, ouvindo uma das suas mais belas canções: "Pessoa de bem". É o próprio. Da próxima vez, dona Conceição, não deixem maltratar a imagem de um dos nossos mais queridos patrimônios musicais.

  



Manaus - AM - Brasil
Quinta-feira, 27 de Novembro de 03
www.emtempo.com.br

Afonso Toscano nas
Quintas do Armando






O Bar do Armando apresenta nesta quinta-feira, a partir das 21h, o show de um dos seus filhos mais amados e ilustres (além de ser o mais assíduo), o músico, cantor e compositor Afonso Toscano (foto). O show, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) marca a volta definitiva de Toscano aos palcos da cidade. Para acompanhá-lo, um time de feras composto por Manoel Batera na percussão, Bernardo Lameiras no baixo e o maestro bielo-russo Mikail, da Orquestra Sinfônica do Amazonas. E ainda com direito a participações especiais dos amigos Torrinho, Célio Cruz, Guto Rodrigues, Milton Cravoso e Celito Chaves.
Afonso Toscano de Melo nasceu no começo dos anos 50 no antigo Beco do Macedo e foi vizinho do inesquecível músico Domingos Lima, padrinho e definitivamente responsável pela “contaminação” de Toscano com o vírus da música. Ainda menino mudou-se para o beco São Domingos, no bairro da Matinha, onde foi contemporâneo de Guto Rodrigues nos campinhos de peladas da velha Manaus. Em meados dos anos 60, Toscano foi aluno interno da Fundação Presidente Kennedy - um colégio misto tanto por abrigar meninos e meninas quanto pela harmônica convivência entre o religioso e o profano e teve por companhia os poetas Arnaldo Garcez e Marco Gomes. Após a euforia dos festivais e formado em Educação Física, Toscano abandonou os palcos para se dedicar ao lar, esposa e filhas.
Nesta volta aos palcos e no Bar do Armando (se é que se pode chamar volta sem ser redundante, no caso de Tosca em relação ao Bar do Armando, porque o músico tem mais assiduidade e horas de freqüência diária do que o garção Montanha), Toscano fará um show mesclado por músicas próprias e pérolas da MPB. “O show é totalmente gratuito, dançante e sem frescura”, afirma Toscano. É só conferir.

Nenhum comentário: