março 29, 2012

Elson Farias lança mais cinco títulos da coleção As Aventuras do Zezé - Viajando pela História do Amazonas







Lançamento dos livros da coleção As aventuras do Zezé – Viajando pela História do Amazonas, do escritor Elson Farias, que acontecerá dia 31 de março, às 10h, na Livraria Valer, situada na Avenida Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

O escritor Elson Farias lança, na manhã do próximo dia 31 de março, na Livraria Valer, mais cinco títulos da coleção As aventuras do Zezé – Viajando pela História do Amazonas. Os títulos que serão lançados são: Nasce a Província do Amazonas; A Guerra da Cabanagem; As viagens científicas; Libertação dos escravos e República; A presença do nordestino. A coleção completa é composta de 14 títulos, dos quais os cinco primeiros foram lançados em 2011. Todos os títulos são ilustrados por Júnior Lima.
Em 2000, inspirado no filho José Eugênio, o Zezé, e baseado na vivência de sua infância no interior da Amazônia, Elson Farias escreve as estórias destinadas ao público infanto-juvenil da série As Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica.
Nas narrativas, tio Reis, personagem que faz referência ao professor e historiador Arthur Cézar Ferreira Reis, relata os acontecimentos a Zezé, que está junto com outras crianças e o sábio pássaro Bem-te-vi. Em Nasce a Província do Amazonas, o narrador conta como ocorreu a instalação da Província do Amazonas, situando-os a partir da criação da Capitania de São José do Rio Negro e seus governantes, conflitos e vitórias. Em A Guerra da Cabanagem, tio Reis narra como se deu a guerra da Cabanagem desde o movimento dos cabanos na Província do Grão-Pará até os conflitos em Maués, apresentando Batista Campos e outros nomes importantes da história; As viagens científicas mostra que a Amazônia é alvo de muita curiosidade por parte dos estudiosos desde o tempo colonial com as expedições científicas portuguesas. Na obra Libertação dos escravos e República, tio Reis fala sobre as leis de abolição da escravatura e da contribuição do povo africano na formação cultural do Amazonas, bem como da fundação do Clube Republicano de Manaus e os primeiros governos do regime republicano no Estado. Por fim, A presença do nordestino relata que muitas pessoas, atraídas pelas riquezas do Amazonas, ajudaram a desenvolver a região, trabalhando na capital e na floresta com a extração do látex, sendo também o nordestino grande responsável pelo reconhecimento do Acre como parte do Brasil.

  
  • Sobre o autor
 Elson Farias nasceu no Amazonas, em 11 de junho de 1936, no município de Itacoatiara. Filho da floresta, passou sua infância em diversas comunidades do interior amazonense, acompanhando o pai que era comerciante. Essa experiência teve profunda influência em seu imaginário infantil e marcou-lhe definitivamente a sensibilidade e a consciência. Em seus livros estão presentes essas vivências, que lhes servem de tema e inspiração. Elson é um profundo conhecedor das coisas da Amazônia: seu conhecimento compreende a fauna, a flora, as lendas, a vida social, a história, os mitos indígenas e o imaginário regional. É poeta, romancista, cronista e memorialista. Dedica-se atualmente à produção de textos para o público infanto-juvenil, com destaque para a série As aventuras do Zezé, entre outros trabalhos para esse público. Fruto do reconhecimento pela sua obra e história de vida, foi presidente da Academia Amazonense de Letras. Entre seus livros, merecem destaque: Barro verde; Estações da várzea; Ciclo das águas; Um romanceiro da criação; Romanceiro; O comandante. Elson Farias é o escritor da terra, das águas, das matas e dos encantados desse grande mundo que é a Amazônia.


Evento: Lançamento dos livros da coleção As aventuras do Zezé – Viajando pela História do Amazonas.
Títulos: Nasce a Província do Amazonas; A Guerra da Cabanagem; As viagens científicas; Libertação dos escravos e República; A presença do nordestino.
Autor: Elson Farias
Editora: Valer
Páginas: 32 (cada livro)
Valor: R$ 20 (unidade)
Data: 31 de março de 2012
Horário: 10h (sábado)
Local: Livraria Valer (Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro)
Contatos: Valer: (92) 3635-1245 

Nenhum comentário: