março 14, 2012

O orbanismo do nosso tempo: "A cidade sou eu"

Sinópse


"A cidade sou eu" é resultante de uma tese de doutorado vencedora do Prêmio Capes de Tese 2008, na área de Arquitetura e Urbanismo.  Esse livro recebeu um tratamento gráfico de obra de arte e, além de apresentar um novo conceito de cidade, amplia o debate sobre as transformações contemporâneas e um novo entendimento do que sejam cidade e pessoa hoje. Trata com originalidade e inovação o campo do urbanismo.

Numa edição de concepção refinada e alta qualidade gráfica, a Novamente Editora lança “A Cidade sou Eu” no mercado brasileiro buscando ampliar o debate sobre as questões contemporâneas em que a cidade se confunde com a pessoa.

Para o pesquisador canadense Derrick de Kerckhoveque prefacia o livro, A Cidade Sou Eu "propõe excelentes pesquisas de conceitos atuais da cidade e do eu, unindo-os de maneira persuasiva. Possibilita ao leitor redefinir o espaço para si mesmo. O livro, pois, é tanto teórico quanto experimental. É um modificador de sensibilidade."

***

Há que definir um “novo urbanismo”, que não se fundará
na fantasia gêmea da ordem e da onipotência. O novo
urbanismo colocará em cena a incerteza (...). Um
urbanismo capaz de reinventar o espaço psico lógico (...)
Dado que está fora de controle, o urbano vai converter-se
em um novo campo para a imaginação. Este urbanismo
redefinido não será apenas uma profissão, mas uma
maneira de pensar, cuja ideologia consistirá na aceitação
do que existe (KOOLHAAS, 2002: 6)

***

PICICA: Para ler a introdução do livro, clique aqui.

Nenhum comentário: