março 31, 2012

Radioagência NP: Greve geral em Belo Monte; Movimento Levante Popular e o fim da polícia racista e violenta; Documentos sobre conflitos de terra


DESTAQUE
Greve geral em Belo Monte: morre um trabalhador e condições de trabalho seguem piorando 
(1’43” / 403 Kb) - Os trabalhadores da construção da usina de Belo Monte começaram uma greve geral nos canteiros da obra. A paralisação dos 5 mil operários iniciou após a morte do operador de motosserra Francisco Orlando Rodrigo Lopes, no canteiro do Sítio Pimental, na última quarta-feira (28), e se expandiu para os demais locais da obra.

ENTREVISTA
“A ideia de não punição dos militares permanece na polícia violenta e racista”
(5’54” / 1.35 Mb) - O Movimento Levante Popular da Juventude, que reúne jovens do campo e da cidade de todo o país, organizou uma série de manifestações no último dia 26 de março. O tema era pela Comissão Nacional da Verdade e pela punição de torturadores, assassinos, estupradores e delatores da ditadura civil-militar brasileira.

MAIS ÁUDIOS
Viúva de Apolônio continua atenta à conjuntura política, e lança livro 
(2’16” / 532 Kb) - A Editora Fundação Perseu Abramo lança, neste sábado (31) o livro “Renée France de Carvalho - Uma Vida de Lutas”. O evento ocorre no Memorial da Resistência, local que abrigou a antiga sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops).

Mineradora acelera obras sem reassentar famílias 
(1’59” / 471 Kb) - A Comissão Pastoral da Terra (CPT) acusa a mineradora Anglo Ferrous de não cumprir os termos de um acordo no qual se compromete a reduzir os impactos socioambientais no Município de Conceição do Mato Dentro (MG). A empresa está implantado uma unidade de exploração de minério de ferro, a Minas-Rio.

Documentos que relatam conflitos pela terra no Brasil estão disponíveis na internet
(1’22” / 324 Kb) - A Comissão Pastora da Terra (CPT) está disponibilizando todos os relatórios Conflitos no Campo Brasil, que foram produzidos desde 1985. O livro, publicado anualmente – desde 1985 – pela entidade registra os conflitos por terra que ocorrem no Brasil. As obras dão destaque para violência, como despejos e expulsões, e os números da violência contra pessoa, como assassinatos, ameaças de morte e prisões.

DICA DA SEMANA
Conheça os perigos dos transgênicos para a saúde
(1’25” / 332 Kb) - Frequentemente, ambientalistas e produtores rurais alertam sobre os riscos que os alimentos transgênicos representam para saúde e o meio ambiente. Cada vez mais presentes na mesa dos consumidores, esses produtos fazem parte de uma complicada cadeia produtiva, além de tornar os antibióticos ineficazes para os seres humanos e causar alergias.

Nenhum comentário: