fevereiro 19, 2008

Blogs contra a mídia golpista


Mesmo pra quem é do tempo em que luta de classe era uma simples algazarra de colégio, sem muito esforço vai entender porque o Julian abaixo por pouco deixa de denominar como blogues de esquerda os blogues que ironizam a mídia golpista. Como diria o macaco Simão: "Nóis sofre, mas nóis goza!"
Pessoal,

Paulo Henrique Amorim e Mino Carta estão imperdíveis (acessem em http://www.conversa-afiada.ig.com.br/ e em http://blogdomino.blig.ig.com.br/).

Além de serem ponta de lança de uma contra-ofensiva contra a mídia burgesa que cria uma crise por dia (o já consagrado PIG-Partido da Imprensa Golpista, sigla criada por PHA), estão cada vez mais divertidos e irônicos. Acabam de lançar, em parceria, o Festival do Tartufo nativo, um concurso para escolher nosso hipócrita-mor (FHC é hors-concours). Tartufo é o célebre personagem de Moliére, que está para a hipocrisia assim como Harpagão para a avareza, ou seja: quase sinônimos.

No episódio do "Cansei" quem primeiro rebateu e desnudou o caráter ultra-elitista e seu pendor ao ridículo foi Mino Carta, seguido de PHA. Agora, quem primeiro reverberou e quase "obrigou" a FSP e Estadão a denunciar os 108 milhões da "Tapioca do Serra" foi PHA. Ironia das ironias: nenhum deles é petista ou socialista: são apenas quadros de centro, centro-esquerda que aderiram ao lulismo.

Impressionante como o PT, dia após dia, é incapaz de responder articuladamente às ofensivas diárias do PIG, cada vez mais machartista, mais chulo, mais mesquinho, mais manipulador, mais conservador.

Na falta de uma reação potente e articulada, desde o episódio da crise de 2005 e em 2006 vem se formando uma rede de blogs de política, que se auto-referenciam e alimentam com argumentos os "formadores de opinião" de esquerda: ou seja, as classes médias e a própria base do Partido que tem algum acesso ao mundo virtual.

É uma reação limitada, porque desarticulda e parcial, mas é algo que mostra o potencial de uma rede de geração de conteúdo impulsionada pelo campo democrático e popular, que articule sites, portais, jornais impressos, revistas, etc.

Esses sites e blogs cumprem um papel que o site "chapa-branca" do PT nacional é incapaz de cumprir (embora, reconheçamos, tenha melhorado, inclusive por iniciativa e pressão nossa: lembro, por exemplo, que quem cavou o espaço de artigos, o alimentou por um bom tempo e até hoje o ocupa com freqüencia são quadros da AE).

Agora, certas coisas são incompreensíveis: o portal do PCdoB (http://www.vermelho.org.br/) é melhor e mais completo e mais ágil e mais afiado do que o nosso!

A Conferência Nacional de Comunicação do PT poderia cumprir um salto neste debate, a partir da boa resolução do III Congresso (elaborada funamentalmente pelo Jonas da AE e do Intervozes). Mas, pela programação, parece que vai ser um misto de debate genérico sobre comunicação interna e, claro, eleições 2008. O calendário não ajuda!!

Termino indicando mais alguns blogs e portais que têm cumprindo papel importante na luta contra-hegemônica contra marinhos, civitas, frias, etc.:

Carta Maior (editor: Flávio Aguiar): http://www.cartamaior.com.br/
Renato Rovai (da Revista Forum) www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog
Luis Carlos Azenha (excelente!): www.viomundo.com.br
Luis Nassif (já há algum tempo pela esquerda, e tb com conteúdo sobre música): http://www.projetobr.com.br/web/blog/5
José Dirceu (sim, o blog é bom): www.zedirceu.com.br

abs

Julian Rodrigues

Nenhum comentário: